Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Nota aos colaboradores
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio
  Entre em contato

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 4

Do romance ao filme: (re)criação em Cântico Final de Vergílio Ferreira
Por: Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso


Resumo
A Literatura e o Cinema enquanto sistemas semióticos com características particulares e distintivas conheceram, ao longo das suas relações, momentos de aproximação, intersecção e de dissídio.A transposição para o Cinema de um texto literário revela não só as dificuldades inerentes à conjugação de sistemas significativos diversos, mas também a tarefa sinuosa de recriação estética em imagem de uma mensagem escrita. A adaptação para o Cinema do romance Cântico Final de Vergílio Ferreira espelha, com singular exemplaridade, linhas de convergência e de divergência entre o texto narrativo e a narrativa fílmica. Da comparação entre o romance e o filme nasce uma breve reflexão concernente aos dois sistemas semióticos, revelando ainda questões como a opinião do escritor relativamente ao filme, as dificuldades da adaptação do romance, dada a sua profunda mundividência e complexidade ideológica, artística e literária, bem como a liberdade (re)criativa do realizador.

Palavras-chave
Literatura, cinema, Vergílio Ferreira, adaptação


Abstract
Literature and Cinema are semiotic systems with specific characteristics and when we study them, we discover intersections, relations and oppositions. The adaptation of the novel Cântico Final, written by Vergílio Ferreira, to the screen, reveals several levels of convergence and divergency. This text tries to underline the voyage from the novel to the film, relating the two semiotic systems the writer’s opinion about the film, and the problems with the adaptation due to complexity of the novel.

Key-words
Literature, cinema, Vergílio Ferreira, adaptation



Do romance ao filme: (re)criação
em Cântico Final de Vergílio Ferreira



 




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Imagens do tempo
próxima > Paisagens fronteiriças no cinema contemporâneo

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!