Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Nota aos colaboradores
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio
  Entre em contato

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 9

A imagem encarnada
Por: Luiz Augusto Rezende Filho


Resumo
Os limites entre realidade e artifício estão sendo cada vez mais questionados pelas rápidas transformações tecnológicas de nossa época. As relações entre algumas teorias da imagem (fotografia, cinema, vídeo) e as tensões existentes entre o real e o seu registro são intimamente condicionadas pelas tecnologias disponíveis. Tanto que, no cinema, por exemplo, a “impressão de realidade” (produzida por um artifício tecnológico) foi entendida, por diversas vezes, como elemento chave da experiência cinematográfica, seja para as teorias realistas, seja para as antiideológicas. Mais recentemente, o conceito de encarnação (surgido da reflexão sobre novas tecnologias) substituiu o de impressão de realidade (para Weissberg) como principal fator de atração espectatorial das mídias audiovisuais e da “crise de confiança” na televisão (deficiência de “encarnação” desta em comparação com outras mídias). 

Palavras-chave
Tecnologia, impressão de realidade, encarnação, crença midiática, produção audiovisual.


Resumé
Les frontières entre la réalité et l’artifice sont de plus en plus reévaluées par les vites transformations tecnologiques de notre temps. Les rapports entre certaines teories de l’image (photografie, cinéma, vidéo) et les tensions qui passent du réel à son enregistrement sont conditionés de forma intime par les tecnologies disponibles. Au cinéma, par exemple, l’impréssion de réalité (produite par un artifice tecnologique) a été comprise, plusiers fois, comme élément clé de l’expérience cinématographique, soit par les teories réalistes, soit par les antiideologiques. Plus récemment, le concept de encarnation (paru de la réfléxion sur les nouvelles technologies) a remplacé celui de impresión de réalité (pour Weissberg) comme le principal facteur de production d’interêt pour l’espectateur dans les médias audiovisueles et de la “crise de croyance” à la televisión (manque de “encarnation” par rapport à d’autres médias).

Mots-clés
Tecnologie, impréssion de réalité, encarnation, croyance médiatique, production audiovisuel.



A imagem encarnada




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Veneno hipnótico: representações publicitárias e sociabilidade feminina
próxima > Isso o diretor não esqueceu

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!