Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Nota aos colaboradores
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio
  Entre em contato

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 10

O espectador cinematográfico: entre a anestesia e a sensibilização
Por: America Adriana Benedikt


Resumo
Meu propósito é refletir sobre transformações significativas que as tecnologias audio-visuais, especialmente o cinema, introduziram no modo de percepção e recepção humana. Meu interesse é investigar rupturas e continuidades produzidas pelas diferentes tecnologias e suas repercussões no que podemos chamar de potencial de afetação sensorial humana. O trabalho se   centra na discussão sobre as mudanças no modo de percepção humana características da modernidade, privilegiando a temática dos choques e a recepção por distração tal como proposta por Walter Benjamin. A idéia é refletir em um primeiro momento sobre possíveis mudanças nesse modo de percepção e recepção. Em um segundo momento, propomo-nos a investigar o modo pelo qual o corpo-suporte do olhar se engaja na experiência de recepção do espectador cinematográfico.

Palavras-chave
Espectador, cinema, sensibilidade, estética, anestesia, recepção.

Abstract
My aim in this article is to think about some meaningful transformations in the human sensorium and in reception introduced by the audiovisuals technologies like cinema. My interest is to examine continuities and discontinuities produced by the different technologies and its repercussions in the human sensorial potential of being affected. The work discusses the changes in human perception that comes along with Modernity, prioritizing the schock and the reception in a state of distraction as proposed by Walter Benjamin. In one hand, it is our interest to think about the changes in human reception and perception. In other hand, it is also our interest to examine the way by which the body engajes itself in the reception experience of the cinematographic spectator. 

Key-words
Spectator, cinema, sensibility, aesthetics, anaesthetics, reception.


O espectador cinematográfico: entre a anestesia e a sensibilização




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Foucault e o cinema contemporâneo
próxima > Justiça aos olhos de quem? Linguagens dos filmes de cárcere

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!