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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 10

Cultura comunicacional tecnológica: a imersão na pura imanência
Por: Leonel Aguiar


Resumo
A proposta deste trabalho é contribuir para uma reflexão em torno do conceito de cultura comunicacional tecnológica. Para esta investigação sobre as novas tecnologias de informação, partimos da hipótese de que, na Contemporaneidade, a relação entre transcendência e imanência retorna como uma questão para o pensamento. Sabemos que há um episódio moderno – o anúncio nietzschiano do fim do transcendente – e um efeito contemporâneo: o vazio decorrente deste evento. Como a cultura comunicacional não vive a experiência deste vazio, realizando a passagem direta ao plano da pura imanência, esse episódio moderno vai pedir a entrada em cena, novamente, do jogo da transcendência e imanência. É a quebra da referência que vai nos colocar em contato com a imanência e a transcendência através dos processos de virtualização e informatização constituintes da cultura comunicacional: se não funcionam mais as estruturas de referência, não há mais o Outro, pois o desejo de alteridade acabou.

Palavras-chave
Cultura comunicacional tecnológica, novas tecnologias da informação, imanência, transcendência.


Abstract
The aim of this paper is to contribute to a reflection on the concept of technological communication culture. For this investigation on new information technologies, we start from the hypothesis that, in contemporaneity, the relationship between transcendence and immanence returns as a question for thought. We know that there is a modern episode – Nietzsche’s announcement about the end of the transcendent realm – and a contemporary effect: the void resulting from this event. As communicational culture does not experience this void, heading straight to the plane of pure immanence, this modern episode will require the return of the transcendence and immanence game. It is the break-up of the reference that will place us in contact with immanence and transcendence through the processes of virtualization and informatization, which constitute communication culture: if the reference structures no longer work out, the Other ceases existing, as the desire for alterity is gone.

Key-words
Technological communication culture, new information technologies, immanence, transcendence.



Cultura comunicacional tecnológica: a imersão na pura imanência

 

 

 




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