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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 11

Animais e pessoas: as categorias de natureza e cultura nos anúncios publicitários
Por: Everardo Rocha


Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar as representações da natureza – animais, em especial – e do ser humano nos anúncios publicitários. Vamos, sobretudo, debater duas questões. A primeira diz respeito às razões da presença recorrente dos animais nos anúncios e a relação que se estabelece entre animalidade, bens de consumo e anúncio publicitário. A outra trata do anúncio como lugar de encontro, espaço propício para a interação social. Os anúncios emolduram tanto relações sociais quanto representações da natureza. Essas vertentes do discurso publicitário, aparentemente distintas, constroem duas categorias polares. De um lado, o animal nos anúncios indica algumas das formas através das quais a nossa sociedade representa a categoria natureza e, de outro, o lugar de encontro focaliza representações da categoria cultura. Vamos ver como o discurso publicitário humaniza as espécies naturais e, num mesmo gesto, humaniza produtos e serviços e, por outro lado, ao inserir esses produtos e serviços em redes de relações sociais reforçam, ainda mais, o processo de humanização dos bens de consumo.

Palavras-chave
Discurso publicitário; Cultura de massa e representações sociais; Cultura e consumo.

Resumé
Ce travail a le but de rechercher les représentations sociales de la nature – particulièrement celle relatives aux animaux – et les représentations des êtres humains dans les annonces publicitaires. Deux questions seront ici examinées. D’abord, la présence fréquente des animaux dans les annonces et les rapports entre animalité, biens de consommation et les annonces. Ensuite, on va considérer les annonces comme lieu de rencontre, c’est-à-dire comme espace propice à l’intéraction sociale. Les annonces contiennent aussi bien des rapports sociaux que de réprésentations sur la nature. Ces deux directions du discours publicitaires construisent deux catégories polaires. D’un coté, l’animal dans les annonces sugère des formes à travers lesquelles notre societé construit son idée de nature ; de l’autre, le lieu de rencontre fait ressortir les réprésentations de la catégorie de culture. On va voir comment le discours publicitaire humanise les espèces naturelles et par le même geste humanise les biens et les services. En plus, dans la mésure où il insère ces produits et services dans des reseaux de rapports sociaux, le discours publicitaire renforce l’humanisation des biens de consommation.

Mots-clés
Culture; Consommation; Représentations sociales; Discours publicitaire; Culture des média.evision.


Animais e pessoas: as categorias de natureza e cultura nos anúncios publicitários




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