Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Nota aos colaboradores
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio
  Entre em contato

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 12

Imagens estigmatizadas: margens da História real
Por: Rosana de Lima Soares


Resumo
Este artigo articula-se em torno de uma indagação sobre o que denominamos “imagens estigmatizadas”. A partir da análise fílmica, pretendemos realizar uma passagem dos “estigmas sociais” – associados a grupos ou indivíduos – para uma discussão em torno de formas e imagens na cultura. Em outras palavras, buscaremos apontar as formas pelas quais os estigmas se manifestam nas próprias imagens, transformando-as em “imagens estigmatizadas”. É no estudo do filme História real (2002), de David Lynch, que trataremos o tema, procurando primeiramente definir o conceito de estigma para, num segundo momento, propor uma definição de “imagens estigmatizadas”, apontando no filme as formas como tais imagens se configuram e tomam corpo a partir de dois eixos fundamentais: a sutileza e a grosseria da exclusão. O filme escolhido constitui-se, ele próprio, em um enigma que aponta para a configuração de estigmas a partir de um estranhamento que permeia tanto seu roteiro como os personagens que o incorporam, sintetizando e amplificando tais percepções.

Palavras-chave
Cinema; Estigmas; Margens; Imagens; Forma; Cultura.

Abstract
This paper aims to discuss the relations between images production and stigmas. Through the analysis of films, we intend to establish a link from “social stigmas” to a discussion concerning the cultural forms and images. In other words, we pursuit to point out the ways that stigmas can be present in cinematographic images, transforming these images in stigmas themselves. The David Lynch’s movie The Straight history” (2002) will be the subject of our paper, in which we try, first of all, to define the concept of “stigma”. Second of all, we will propose a definition of “stigmatized images” presenting how these images take place in the movie. In order to do so, we will discuss the movie considering the subtle and rude ways of exclusion presented on its images. We believe that the movie itself is a conundrum in its screenplay as well as in its characters and scenes, revealing the “stigmatized images” we are looking for.

Key-words
Cinema; Stigmas; Borders; Images; Form; Culture.


Imagens estigmatizadas: margens da História real




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Espetacularização midiática da crueldade e a ordem da representação: o filme Contra todos
próxima > Velocidades, generaciones y utopías: a propósito de La ciénaga, de Lucrecia Martel

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!