Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Nota aos colaboradores
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio
  Entre em contato

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 13

Documentário brasileiro e artes visuais: das passagens e das verdades possíveis
Por: Andréa França


Resumo
O artigo propõe restabelecer a relação histórica entre o campo do documentário e o campo da arte, especificamente o vídeo experimental, para pensar o estatuto das imagens tributárias da mitologia da transparência, da verdade e da autenticidade. A história dos estilos e métodos do documentário mostra o quanto esta mitologia o atravessa: cinema do real, cinema-olho, cinema do vivido, cinema-verdade, cinema-direto. A hipótese que se pretende levantar é que o documentário, em meio à nova configuração audiovisual desse início de século, pode ser um cinema de passagem, de entre-dois, entre o documento e a ficção, sem esquecer contudo que se, o documento e a ficção falam do real cada um ao seu modo, deste real, deste mundo, o documentário deve dar conta necessariamente.

Palavras-chave
Documentário; Vídeo experimental; Linguagem; Real.

Resumé
A propos du sujet particulier de la relation entre l’image documentaire et le video experimental, l’art contemporain, cette étude donne à penser le statut des images tributaires de la mythologie de la transparence, de la vérité et de l’authenticité. Les innombrables catégorisations qui traversent l’histoire du documentaire l’attestent: cinéma du réel, cinéma-oeil, cinéma du vécu, cinéma-vérité, cinéma-direct. Hypothèse qui se voit étayée par la nouvelle configuration des images en ce début de siècle, c’est que le documentaire peut être un cinéma de l’entre-deux, du passage, entre document et fiction. Mais ne jamais oublier non plus que, si document et fiction parlent chacun à sa façon du réel, de ce réel le documentaire doit rendre compte, et rendre des comptes.

Mots-clés  
Documentaire; Vídeo expérimental; Langage; Eéel.


Documentário brasileiro e artes visuais: das passagens e das verdades possíveis

 




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < A singularidade como figura lógica e estética no documentário
próxima > Gregory Bateson, Margaret Mead e o caráter balinês: notas sobre os procedimentos de observação fotográfica em "Balinese Character: a Photographic Analysis"

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!