Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Nota aos colaboradores
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio
  Entre em contato

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 14

Dois manuéis e um bavcar: três ou mais olhares em torno dos novos realismos
Por: Maria Cristina Ribas


Resumo
O presente estudo busca entender os novos realismos e os sentidos de real a partir tanto da experiência do olhar, entendido como categoria de interpretação, quanto de algumas reflexões sobre o valor de (hiper)real, inspiradas em Slavoj Zizek, Baudrillard e Pierre Lévy. A nossa pergunta sobre como olhar e para que real, foi estimulada pelos filmes Janela da alma (2001), de João Jardim e Walter Carvalho, e Microcosmos (1996), de Claude Nuridsany e Marie Pérennou, e estará voltada para os olhares dos poetas Manuel Bandeira, Manoel de Barros e do fotógrafo esloveno – cego? - Evgen Bavcar.

Palavras-chave
Olhar; Real; Virtual; Hiper-real; Imagem.

Abstract
This study is an exploration of the new realisms and the meanings of real. The point of departure is the experience of the gaze, taken as a category of interpretation, as well as some thoughts regarding the value of the (hyper)real, inspired by Slavoj Zizek, Baudrillard and Pierre Lévy. Our question regarding how to look and at what real, was aroused by João Jardim´s e Walter Carvalho´s movie Janela da alma (2001), Claude Nuridsany´s and Marie Pérennou´s Microcosmos (1996). The question is directed to the gaze of poets such as Manuel Bandeira and Manuel de Barros, and the Slovenian  - blind (?)- photographer Evgen Bavcar.

Key-words
Gaze; Real; Virtual; Hyperreal; Image.


Dois manuéis e um bavcar: três ou mais
olhares em torno dos novos realismos

 




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < O corpo-máquina de Cronenberg sob a luz pictórica de Bacon: fábulas do devir-outro
próxima > Nem tudo é verdade: o outro lado da imagem digital

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!