Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Nota aos colaboradores
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio
  Entre em contato

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 14

Sobre os conteúdos das mensagens na comunicação
Por: Carlos Alberto Ávila Araújo


Resumo
O objetivo do texto é propor uma forma de classificação da pesquisa na área de Comunicação a partir dos assuntos das mensagens intercambiadas pelos interlocutores. Para tanto, discute-se a natureza das mensagens no processo comunicativo. É apresentada uma proposta que divide a Comunicação em assuntos, com base na Classificação Decimal de Dewey. A seguir, adota-se uma lista dos 54 assuntos possíveis. Por fim, aplica-se o sistema a um conjunto de 754 teses e dissertações. Os resultados obtidos apontam que 13,70% da pesquisa da área é dedicada ao estudo de mensagens sobre “processos e grupos sociais”, vindo, a seguir, “educação” (8,36%), “política” (7,40%), “artes recreativas e performáticas” (incluindo esportes e programação de rádio e TV, 6,03%) e “economia” (incluindo questões sindicais, 5,62%).

Palavras-chave
Mensagens na comunicação; Assuntos das mensagens; Pesquisa em comunicação.

Abstract
The goal of this paper is to propose a classification of research in the area of Communication based on the subjects of messages exchanged by interlocutors. For this, the paper discusses the nature of the messages in the communicative process. It proposes a division of Communication in subjects based on the Dewey Decimal Classification, and lists the 54 subjects used. Finally, the research applies the system to 754 dissertations and theses. The results achieved demonstrate that the highest frequencies are; “processes and social groups” (13.70%), “education” (8.36%), “politics” (7.40%), “recreational and performing arts” (including sports and radio and TV programming, 6.03%) and “economics” (including union questions, 5.62%).

Key-words
Messages in communication; Subjects of the messages; Research in communication.


Sobre os conteúdos das mensagens na comunicação




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Editorial
próxima > Panorama da historiografia do cinema brasileiro

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!