Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Nota aos colaboradores
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio
  Entre em contato

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 17

O brinde: comunicação do luxo e práticas de consumo
Por: Everardo Rocha; Maria Amaral


Resumo
O objetivo deste artigo é debater algumas idéias sobre as relações entre cultura e consumo. Mais particularmente, vamos investigar o luxo como uma modalidade específica de consumo. Para tanto, serão examinados alguns valores centrais da chamada “comunicação do luxo” tal como se revelam através da arquitetura e do design de interiores de três grandes lojas de departamentos – a Printemps em Paris, a Bergdorf Goodman em Nova York e a Daslu em São Paulo – tidas como referência no imaginário coletivo do luxo.


Palavras-chave
Cultura e consumo; Representações do consumo; Comunicação do luxo.

Abstract
The aim of this article is to discuss some ideas about the relationship between culture and consumption. More particularly, it intends to investigate the luxury paradigm as a specific modality of consumption. To do so, we will examine some central values of the so called “communication of luxury” as revealed through elements of architecture and interior design of three major department stores – Au Printemps in Paris, Bergdorf Goodman in New York and Daslu in São Paulo – known as major references within the collective imaginary of luxury.

Key-words
Culture and consumption; Images of luxury; Communication and luxury market.



O brinde: comunicação do luxo e práticas de consumo




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Editorial
próxima > Da ópera wagneriana à estética cinematográfica: aproximações possíveis

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!