Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Nota aos colaboradores
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio
  Entre em contato

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 19

O lance do Rolex
Por: José Carlos Rodrigues, Juliana d’Arêde


Resumo
Este artigo pretende analisar as manifestações ocorridas na internet na sequência do assalto de que foi vítima o apresentador de TV Luciano Huck. Nesta ocasião, o apresentador teve roubado o seu valioso relógio da grife Rolex. Um incidente localizado, ocorrido em um sinal de trânsito de uma cidade determinada, expandiu-se dramaticamente na mídia como acontecimento de importância nacional. Tais manifestações nos fornecem interessante material para refletirmos sobre representações sociais relativas à sociedade brasileira. Neste sentido, estas manifestações serão tomadas como dramas, na linha sugerida por Victor Turner: ao dramatizarem acontecimentos, pessoas e grupos problematizam questões efervescentes de sua sociedade e procuram encaminhar para as mesmas soluções que são ao menos simbólicas.

Palavras-chave
Brasil; Internet; Dramas; Representações.

Resumé
Cet article a pour but d’analyser les manifestations qui ont eu lieu dans l’internet lorsque Luciano Huck, un présentateur d’émissions télévisives très connu de la population brésilienne, a été victime d’un assault et a perdu sa montre de la griffe Rolex. Cet incident localisé, dans un point particulier d’une ville particulière, s’est multiplié dans les média d’une façon dramatique comme un événement d’importance nationale. Selon notre hypothèse ces manifestations présentent des données importantes pour une réflexion sur les représentations sociales à propos de la société brésilienne. Dans ce travail ces manifestations seront prises comme des drames, suivant le sens sugeré par Victor Turner: lorsqu’ils dramatisent les événements, les personnes et les groupes se posent des questions qui sont effervescentes dans leur société et cherchent à leur fournir des solutions au moins symboliques.

Mots-clés
Brésil; Internet; Drames; Représentations.


O lance do Rolex




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Tempos de juventude: ontem e hoje, as representações do jovem na publicidade e no cinema
próxima > O cinema e o amor: romantismo de consumo e intimidade reflexiva

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!