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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 21

Fetichismo, voyeurismo e as ambiguidades do olhar em O cheiro do ralo
Por: Genilda Azerêdo


Resumo
A proposta do texto é discutir o personagem Lourenço e sua densidade psicológica no filme O cheiro do ralo (Heitor Dhalia, 2006), a partir das noções de fetichismo e voyeurismo. A discussão também incluirá as diferentes construções e funções da problemática do olhar, em sentido mais amplo, considerando também seus efeitos sobre o espectador. Para tal propósito, procuraremos observar não só os elementos visuais, mas também pedaços de fala – fragmentos discursivos – que sofrem deslocamentos espaciais, tornando-se recorrentes ao longo do filme, produzindo quase sempre ironia. Assim, pretendemos articular a textualidade verbal com os sentidos da visualidade expressos na materialização variada dos atos de olhar.

Palavras-chave
Olhar; Voyeurismo; Fetichismo; Poder; O cheiro do ralo.

Abstract
The objective of this text is to discuss Lourenço, the protagonist in O cheiro do ralo (Heitor Dhalia, 2006), and his psychological depth, considering the notions of fetishism and voyeurism. The discussion also encompasses the different constructions and functions of the problematic of looking, in a general sense, as well as its effects on the spectator. For that purpose, we observe not only the visual elements but also parts of speech – discursive fragments – that go through spatial displacements, being recurrent throughout the narrative and producing almost always irony. In this way, we intend to articulate verbal material with the visual meanings expressed in the varied rendering of the acts of looking.

Keywords
Looking; Voyeurism; Fetishism; Power; O cheiro do ralo.


Fetichismo, voyeurismo e as ambiguidades do olhar em O cheiro do ralo




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