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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 22

A construção dos públicos na internet, dos grupos de pares às novas legitimidades culturais
Por: Olivier Tredan

Resumo
Os blogs são conhecidos e reconhecidos por facilitar o acesso dos internautas à publicação
on-line. Por meio deles, os blogueiros mobilizam suas vivências pessoais, anunciam suas
preferências culturais a fim de construir uma identidade em consonância com a prática.
A partir do acompanhamento da atividade de blogueiros feita durante vários anos, este
artigo propõe considerar o blog como um lugar onde se co-constrói uma relação partilhada
com a cultura. Nossa análise destaca os recursos nos quais se desenvolve a atividade de
autopublicação: um engajamento de si na internet, uma vinculação aos lugares em que as
atividades de publicação tomam corpo, uma vontade contraditória de controlar as aparições
públicas e o reconhecimento dos pares. A observação dessas dinâmicas em escalas microsociais
permite igualmente a compreensão das lógicas de constituição dos públicos, da
articulação entre a gestão de sociabilidades e a mobilização de referências culturais populares.

Palavras-chave
Blogs; Sociabilidade; Mundo social; Práticas culturais; Públicos.

Resumé

Les blogs sont connus et reconnus pour avoir facilité l’accès aux internautes à la publication en
ligne. Les blogueurs y mobilisent leur vécu personnel, affichent leurs préférences culturelles
afin d’y construire une identité en lien avec la pratique. A partir du suivi de l’activité de
blogueurs sur plusieurs années, cet article propose de considérer le blog comme un lieu
où se co-construit un rapport partagé à la culture. Notre analyse met en avant les ressorts
sur lesquels l’activité d’auto-publication se développe: un engagement de soi en ligne,
un attachement aux lieux où leurs activités de publication prennent corps, une volonté
contradictoire à bien des égards de maîtrise des apparitions publiques et de reconnaissance
des pairs. L’observation de ces dynamiques à des échelles micro-sociales ouvre également
la voix à une compréhension des logiques de constitution des publics, à l’articulation entre
gestion des sociabilités et mobilisation de références culturelles populaires.

Mots-clés
Blogs; Sociabilité; Monde social; Pratiques culturelles; Publics.


A construção dos públicos na internet,
dos grupos de pares às novas legitimidades
culturais




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