Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Nota aos colaboradores
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio
  Entre em contato

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 1

Atualizando Debret
Por: Alfredo Grieco


Resumo
O artigo buscou fazer Debret "mais visível", na medida em que diversas interferências na obra do pintor podem ter dificultado uma percepção integral de sua extensa obra pictórica e gráfica. Debret é silhuetado contra diversos contextos e mentalidades: as concepções de ver e olhar da época; a corte e a participação de um pintor na "fabricação (Peter Burke) do rei"; um artista e a formação do espírito científico; os instrumentos de precisão para a representação em perspectiva e as máquinas de desenhar; a obra de Debret na vanguarda da era da reprodutibilidade técnica.

Palavras-chave
Panopticon, pintura, máquinas de desenhar, litografia


Abstract
L’article essaye de donner à l’artiste français Jean-Baptiste Debret (1768-1848) "plus de visibilité" (selon l’expression de Norman Bryson) pour son oeuvre de peintre, artiste graphique et graveur. Ayant subi au Brésil les ravages d’une "kitschification" , Debret continue presque inconnu, tant au Brésil qu’en France. Il est ici contextualisé dans le cadre de plusieurs mentalités: les conceptions de voir et du regard de son époque; la cour et l’emploi d’un peintre dans la "fabrication d’un roi" (Peter Burke); un artiste et la formation d’un esprit cientifique; les instruments de précision pour le dessin en perspective et les machines à dessiner; et l’oeuvre de Debret dans l’âge de la reproduction technique.

Mots-clés
Panopticon, peinture, machines à dessiner, lithographie



Atualizando Debret




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Representações da cidade na narrativa brasileira pós-moderna: esgotamento da cena moderna?
próxima > Revisitando os mitos românticos da nacionalidade

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!