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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 26

Os documentários de Geraldo Sarno (1964-1971): das catalogações e análises do universo sertanejo aos procedimentos reflexivos
Por: Gilberto Alexandre Sobrinho

Resumo
Neste trabalho, centro-me nos documentários dirigidos por Geraldo Sarno, entre 1964 e 1971. O cineasta foi um dos protagonistas da chamada Caravana Farkas. Tal expressão é uma nomeação para a produção independente de documentários, que coloca à frente do projeto o empresário, produtor, fotógrafo e professor universitário Thomaz Farkas. Nesse estudo, busco compreender o lugar de Sarno no conjunto de filmes produzidos, atentando para os modos de produção dos filmes, as singularidades de seu recorte temático e a construção de seu estilo.

Palavras-chave
Geraldo Sarno; Caravana Farkas; Documentário brasileiro.

Abstract
In this paper, I am interested in the documentaries directed by Geraldo Sarno, between 1964 and 1971. The filmmaker took part of the so-called Caravana Farkas. Such expression refers to the independent production of documentaries, led by the producer, photographer and professor Thomaz Farkas. In this study, I would like to analyze Geraldo Sarno’ poetics, focusing on the modes of film production, the singularities of themes and his style.

Keywords
Geraldo Sarno; Caravana Farkas; Documentário brasileiro.


Os documentários de Geraldo Sarno (1964-1971): das catalogações e análises do universo sertanejo aos procedimentos reflexivos




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