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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 27

O sistema cultural da moda
Por: Richard Perassi Luiz de Sousa, Luiz Salomão Ribas Gomez e Amanda Queiroz Campos

Resumo
O presente trabalho possui natureza teórica e intenta desenvolver compreensões da moda enquanto sistema cultural. Trata-se de modo específico o sistema cultural da moda, de acordo com os postulados teóricos da Semiótica da Cultura, também intitulada Semiótica Russa. O trabalho constrói considerações acerca da moda enquanto fenômeno cultural, da moda enquanto linguagem e enquanto objeto do conhecimento. Trata-se ainda da relação entre as tendências e o espírito do tempo; ou no termo original em alemão, zeigeist; e suas relações com a moda enquanto fenômeno cultural e comercial. O artigo finaliza-se ao considerar as implicações comerciais e industriais da moda, que por si constituem também uma cultura e envolvem a indústria de bens materiais de consumo no universo estético-simbólico da indústria cultural.

Palavras-chave
Moda; Cultura; Tendências; Cultura comercial; Sistema da moda.

Abstract
The current paper characterizes as theoretical and intends to develop a comprehension of fashion as a cultural system. It specifically handles the fashion cultural system according to the theoretical postulates of Culture Semiotics, also known as Russian Semiotics. The paper builds considerations on fashion as cultural phenomenon, as language and as knowledge object. It also considers the relation between fashion trends and zeitgeist – German for the spirit of times, and their relations with fashion as a cultural a commercial phenomenon. The paper reaches an end as it considerate the commercial and industrial implications of fashion that per se constitute a culture and involve the consumption of material goods in the aesthetic-symbolic universe within the cultural industry.

Keywords
Fashion; Culture; Trends; Commercial culture; Fashion system.


O sistema cultural da moda




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