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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 27

Mapeamento bibliográfico de pesquisas sobre o fenômeno de presença e representação social de indivíduos afrodescendentes em meios de comunicação social no Brasil: 1965-2011
Por: Luiz Valério de Paula Trindade e Claudia Rosa Acevedo Campanario

Resumo
Estudos anteriores sinalizaram que os meios de comunicação social e produtos de mídia em geral exercem papel de destaque na sociedade, pois as mensagens por eles transmitidas podem criar, reforçar e disseminar estereótipos, estigmas e representações sociais. Além disso, grande parte dos estudos de marketing e comportamento do consumidor têm focado sobretudo indivíduos caucasianos e negligenciado as minorias étnicas. Diante disso, o presente estudo consistiu na condução de um mapeamento bibliográfico, entre 1965 a 2011, da produção acadêmica nacional que tenha investigado o fenômeno de presença e representação social de indivíduos afrodescendentes em meios de comunicação social, com o objetivo de analisar criticamente a congruência ou não deste quadro de pouca atenção dos estudiosos de marketing sobre este fenômeno. Os resultados da pesquisa evidenciaram claramente que, não obstante a relevância de estudos de marketing sobre o fenômeno em referência, a academia não tem dado a devida atenção e espaço para o debate sobre esta temática, na medida em que constata-se grande concentração de estudos em poucos autores, poucas instituições de ensino e pesquisa e também poucos fóruns que têm aberto espaço com certa regularidade para a divulgação de pesquisas sobre o tema.

Palavras-chave
Afrodescendentes; Meios de comunicação social; Bibliometria; Diversidade étnica.

Abstract
Previous studies have revealed that means of social communication and media products in general play an important role on society, given the fact that the messages they convey onto society may create, reinforce and spread stereotypes, stigmas and social representation. Besides that, the majority of studies on marketing and consumer behavior have focused primarily on Caucasian individuals, and neglecting ethnic minorities individuals. Therefore, the present study has consisted on the development of a bibliographic survey – alongside the timeframe comprised between 1965 to 2011 – of Brazilian academic studies that have addressed the issue afrodescendant individuals presence and social representation on means of social communication, aimed at making a critical analysis of the possible congruence of such picture of low attention of the academy towards the phenomenon. The results of the study have clearly shown that, despite the importance of marketing studies addressing the mentioned phenomenon, the Brazilian academy has not given the appropriate attention and room to the debate of this subject matter, given the fact that it has been identified a large concentration of studies made by a handful of authors, few graduate schools a also few forums that have opened room for their publication with certain degree of regularity.

Keywords
Afrodescendant; Means of Social Communication; Bibliometry; Ethnic diversity.


Mapeamento bibliográfico de pesquisas sobre o fenômeno de presença e representação social de indivíduos afrodescendentes em meios de comunicação social no Brasil: 1965-2011




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