Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Nota aos colaboradores
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio
  Entre em contato

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 30

Configuração do mito na construção do discurso jornalístico
Por: Solange de Almeida Borges e João Vicente Cegato Bertomeu

Resumo
O tema mito na comunicação parece essencial na desconstrução do discurso hegemônico da mídia. Este artigo divide-se em uma reflexão teórica das definições de jornalismo e seus processos de mitificação e o estudo de caso do massacre no Realengo (RJ), em 2011. Investiga-se a suposta objetividade e imparcialidade do jornalismo atravessando a arquitetura de construção da notícia, cedendo espaço à subjetividade e construção de mitos.

Palavras-chave
Mito. Informação. Produção de sentido na mídia.

Abstract
Settint the myth the construction of speech journalistic
The topic myth in the communication seems essential to deconstruct the hegemonic speech of the Brazilian media. To evaluate it this article is divided into two parts: the first deals with the theoretical issues and the second addresses a presentation of a case study of the coverage of the attack in municipal school, in Realengo (RJ), in 2011. The hypothesis defended is that the supposed neutrality and objectivity of journalism across the architecture for the news gives room for subjectivity and the construction of myths in the media.

Keywords
Myth. Information. Production of sense in the media.


Configuração do mito na construção do discurso jornalístico




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Obamacare: presença e retórica visual em jornais
próxima > A morte de Eduardo Campos e a narrativa do espetáculo político midiático: do jornalismo à propaganda eleitoral

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!