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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 31

A influência da religião no comportamento do consumidor: um estudo exploratório do consumo de produtos judaicos
Por: Fábio Francisco de Araujo e Carollina Fernandes Tinoco

Resumo
Este estudo investigou o significado atribuído por jovens judeus a objetos de consumo religioso. O objetivo da pesquisa foi identificar o impacto da religião nas escolhas de consumo, buscando entender a influência destas na construção da identidade individual e coletiva de tais consumidores. Optou-se por limitar a cultura de consumo judaico abens e atividades especificamente produzidos ou desenvolvidos para o consumo religioso, tais como objetos ritualísticos, objetos simbólicos e objetos de instrução, restringindo-se a análise e evitando impasses do ponto de vista epistemológico. Para condução desta pesquisa, realizaram-se entrevistas em profundidade com jovens judeus. Os resultadosapontam para quatro tendências principais relacionadas às práticas de consumo religioso dos jovens entrevistados, a saber: influência familiar; simbolismo e significados; relação com o passado versus autenticidade; consumo para reforço da identidade. O estudo contribui para o conhecimento sobre as relações entre comportamento do consumidor e práticas religiosas, além de abrir novas perspectivas de pesquisa.

Palavras-chave
Consumo e cultura. Subcultura religiosa. Identidade social.

Abstract
This study investigated the meaning assigned by young Jews on objects of religious consumption. The aim of this paper was to identify the impact of religion on consumer choices, seeking to understand its influence on the construction of individual and collective identity of such consumers. Was chosen to limit the Jewish consumption culture to goods and activities specifically produced or developed for religious use, ritual objects, symbolic objects and instruction objects, restricting the analysis and avoiding deadlocks in a epistemological point of view. To conduct this research, were also conducted in-depth interviews with young Jews. The results indicate four main trends related to consumptionpractices of young religious respondents, namely: family influence; symbolism and meaning; relationship with the past versus authenticity; consumption for reinforcement of identity, not consumption; seeking interaction. The study contributes to the existing knowledgeregarding the relationship between consumer behavior and religious practices, besides to opening new research perspectives..

Keywords
Consumption and culture. Religious subculture. Social identities.


A influência da religião no comportamento do consumidor: um estudo exploratório do consumo de produtos judaicos




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