Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Nota aos colaboradores
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio
  Entre em contato

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 32

O olhar estrangeiro sobre a cerimônia de abertura da Copa da FIFA de 2014 no Brasil: o entendimento das marcas culturais e identitárias brasileiras
Por: Paula Regina Puhl e Nelson Todt

Resumo
O artigo tem como objetivo analisar reportagens publicadas on-line por países estrangeiros, no dia 12 de junho de 2014, a respeito da cerimônia de abertura da Copa do Mundo da FIFA realizada no Brasil no mesmo ano. O critério de escolha dos periódicos foi definido a partir dos países participantes da competição, desde que tivessem como idioma oficial o espanhol ou o inglês. A trajetória metodológica foi orientada pela técnica da análise de conteúdo, segundo Bardin (2002), caracterizando o estudo como uma pesquisa qualitativa, baseada em fontes bibliográficas e documentais. Com a análise dessas matérias é possível inferir que os olhares estrangeiros reforçaram algumas ideias generalistas sobre o que se entende como cultura e identidade brasileira, como o amor pelo futebol, as belezas das brasileiras e a característica de uma nação cordial.

Palavras-chave
Comunicação. Copa do Mundo 2014. Jornais estrangeiros. Cultura. Identidade brasileira.

Abstract
The foreign gaze on the opening ceremony of the 2014 FIFA World Cup in Brazil: the understanding of the cultural and identitarian Brazilian imprints
The article aims to analyze reports published by international media on 12 June 2014 about the opening ceremony of the FIFA World Cup held in Brazil in the same year. The criterion of choice of news sources was defined from the countries participating in the competition, focusing on the ones that use Spanish or English as official language. The methodological choices were guided by the technique of content analysis, according to Bardin (2002), defining the study as a qualitative research based on bibliographic and documentary sources. With the analysis of these materials it is possible to infer that the foreigners have reinforced some general ideas about what is understood as Brazilian culture and identity, as the love of soccer, the beauties of Brazilian women and the features of a friendly nation.

Keywords
Communication. 2014 FIFA World Cup. Foreign newspapers. Culture. Brazilian identity.


O olhar estrangeiro sobre a cerimônia de abertura da Copa da FIFA de 2014 no Brasil: o entendimento das marcas culturais e identitárias brasileiras




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Uma derrota para se guardar na memória? Um estudo das narrativas jornalísticas sobre o 7 a 1 da Copa de 2014
próxima > A segunda tela entra em campo: como as novas práticas interativas – ou a troca do radinho pelo celular – mudam o consumo de futebol

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!