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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 32

A segunda tela entra em campo: como as novas práticas interativas – ou a troca do radinho pelo celular – mudam o consumo de futebol
Por: Alexandre Carauta

Resumo
Este artigo busca refletir sobre os efeitos das práticas interativas incorporadas ao acompanhamento de futebol na TV e no estádio. Procura apresentar alguns caminhos para investigar como as mudanças comunicacionais e culturais decorrentes das novas tecnologias de informação – simbolizadas pelo web torcedor, conectado à internet – se refletem na construção de significados e, consequentemente, nos comportamentos de consumo, ou seja, na forma como o espectador vivencia e valoriza o futebol, tratado como espetáculo pelo mainstream midiático.

Palavras-chave
Comunicação. Interatividade. Esporte. Entretenimento. Consumo. Tecnologia.

Abstract
This article aims to reflect on the effects of interactive practices incorporated into the soccer follow on TV and in the stadium. Study to show some ways to investigate how the communication and cultural changes resulting from new information technologies are reflected in the construction of meanings and hence in consumption behaviors, in the way viewer experiences and values soccer, treated as a spectacle by the mainstream media

Keywords
Communication. Interactivity. Sport. Entertainment. Consumption. Technology.


A segunda tela entra em campo: como as novas práticas interativas – ou a troca do radinho pelo celular – mudam o consumo de futebol




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