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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 33

Jornalismo digital de quinta geração: as publicações para tablets em diálogo com o desenvolvimento da web
Por: Ana Cecília B. Nunes

Resumo
Este artigo revisita as fases do webjornalismo (Pavlik, 2001 e Mielniczuk, 2003) e faz um paralelo com as publicações de tablets, em uma visão culturalista. Recapitulam-se modificações de leitura e leitores (Chartier, 1998 e Santaella, 2004) traçando interseções entre as transformações culturais e tecnológicas. Através de revisão bibliográfica e pesquisa de aplicativos de notícias para tablets, propõe-se a emergência de um jornalismo digital de quinta geração: publicações com independência da web, mobilidade, amplificação do potencial offline e construção visual, hierarquia noticiosa e design gráfico com forte influência dos jornais de papel. Dialoga-se com Barbosa (2013) que também aponta para um jornalismo digital de quinta geração e suas particularidades. A partir da pesquisa, é proposta uma categorização dos apps: um grupo que representa uma transposição do papel; produtos em que a “nave-mãe” é impressa e digital; e um outro de aplicativos nativamente móveis sem correspondência direta a produtos analógicos ou digitais.

Palavras-chave
Comunicação Social. Jornalismo digital de quinta geração. Mobilidade. Convergência.

Abstract
This article revisits the stages of webjournalism (Pavlik, 2001; Mielniczuk, 2003) and makes a parallel with tablet publications, in a culturalist perspective. In doing that, modifications of readership and readers (Chartier, 1998 and Santaella, 2004) are recapitulated tracing intersections between cultural and technological changes. Through literature review and analysis of tablet’s news apps, it is proposed the emergence of a fifth generation of digital journalism: publications with web independence, mobility, amplification of off-line potential and visual construction, news hierarchy and graphic design with strong influence from the print newspapers. It revisits Barbosa (2013) that also points to a fifth generation of digital journalism and its particularities. From the research, it is proposed the following categorization of news apps: applications that represent a transposition of the paper; other products, which have print and digital “mothership”; a group of standalone apps, which have no correspondence to other analog or digital media outlets.

Keywords
Social Communications. Fifth generation of digital journalism. Stages of webjournalism. Mobility. Convergence.


Jornalismo digital de quinta geração: as publicações para tablets em diálogo com o desenvolvimento da web




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