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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 33

Gatsby, Dior e a produção do luxo na moda no século XX
Por: Fernanda Martinelli

Resumo
A escala e a velocidade das transformações sociais no século XX promovem mudanças nos estilos de vida que reverberam nas práticas consumo. O consumo de luxo também se requalifica, sobretudo em função das guerras mundiais, e isto será discutido aqui a partir de dois referenciais: o personagem Jay Gatsby, do romance de F. S. Fitzgerald (1925), e o estilista Christian Dior, célebre por criar o new look em 1947 e transformar o sentido do luxo na moda. Por se constituírem como marcadores socioculturais de suas épocas em regiões então centrais na produção e no consumo de bens, ambos iluminam a reflexão sobre o que é suprimido e o que se amplia no consumo de luxo durante as guerras e nos períodos imediatamente seguintes.

Palavras-chave
Moda. Luxo. Cultura. Consumo. Comunicação.

Abstract
The scale and speed of social changes in the XX century promote changes in lifestyles that reverberate in consumption practices. The consumption of luxury also transforms itself, especially in light of world wars, and this will be discussed here using two frames: the character Jay Gatsby, F. S. Fitzgerald’s novel (1925), and the designer Christian Dior, famous for creating the New Look in 1947 and transform the meaning of luxury in fashion. As they constitute themselves as socio-cultural markers so central in their time and places for production and consumption of goods, both can also shed light on what is suppressed and what is expanded in luxury consumption during the interwar period and immediately afterward.

Keywords
Fashion. Luxury. Culture. Consumption. Communication.


Gatsby, Dior e a produção do luxo na moda no século XX




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