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Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
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Alceu 34

Bens e sensibilidades: consumo, ritual e classificação publicitária
Por: Everardo Rocha e Bruna Aucar

Resumo
Este trabalho discute a narrativa publicitária como um importante operador classificatório da cultura moderno-contemporânea. O exercício da classificação é percebido como uma prática central na definição da organização de diversas sociedades. A vocação classificatória da publicidade vai promover vínculos de sentidos entre sujeitos e bens de consumo, forjando identidades desarticuladas da tradição e estabelecendo novos parâmetros para o trânsito social. As mensagens midiáticas ratificam os anúncios e fazem do consumo um fenômeno que, além de definir os significados dos bens, elabora nossas identidades sociais e experiências sensíveis.

Palavras-chave
Publicidade. Consumo. Classificação. Lévi-Strauss.

Abstract
This paper discusses advertising narrative as an important classifying operator of the modern contemporary culture. The classification exercise is noticed as a central practice in the organization of different societies. The classificatory vocation of advertising will promote the sensory links among subjects and consumer goods, forging identities disarticulated from the tradition and establishing new parameters for social transit. Media messages ratify ads turning consumption into a phenomenon that, besides defining the meaning of goods, elaborates our social identity and sensory experiences.

Keywords
Advertising. Consumption. Classify. Lévi-Strauss.


Bens e sensibilidades: consumo, ritual e classificação publicitária




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