Primeira Página

Edições Publicadas


Expediente
Nota aos colaboradores
Índice dos volumes
 
  BUSCA na Revista
consulta avançada
 
  Créditos
  Editora PUC-Rio
  Entre em contato

 Powered by Publique!
Revista Comunicação, Cultura e Política

ISSN 1518-8728 (Impresso)

ISSN 2175-7402 (On-line)

PUC-Rio
Voltar
Alceu 8

A comunicação contra a cultura: entre a Disneylândia e os ayatolás
Por: Michel Serres

Resumo
Neste artigo, Michel Serres aborda a questão das novas tecnologias e sua origem muito anterior aos recentes desenvolvimentos da técnica, bem como o abandono do antigo enfoque canônico, que condenava quaisquer tentativas de manejo comercial da cultura, colocando-o sob o anátema da qualificação "simoníaca". Entre os desdobramentos das análises sobre as novas tecnologias com base na informação, Serres destaca os temas da memória e das novas concepções de cultura.

Palavras-chave
Tecnologia "dura", tecnologia dúctil, informação, merchandização, cultura

Abstract
In this article, Michel Serres analyzes the new technologies and its origin, much older than recent techniques developments. He also examines the abandon of old canonic view, that condemned every tentative of commercial management of culture, viewing it as "simoniaque". Among unfolding analysis on informational new technologies, Serres emphasizes memory and some new culture conceptions.

Key-words
Hard technology, ductile tchnology, information, merchandising, culture


A comunicação contra a cultura:
entre a Disneylândia e os ayatolás




Caso não tenha instalado em seu navegador o plugin do "Acrobat Reader", necessário à visualização de arquivos de formato .PDF, faça o download gratuíto. Faça o download clicando aqui!

Versão para impressão:

:: Outras matérias ::
anterior < Editorial
próxima > Engodo e honestidade na comunicação animal e humana: uma nova visão da interação cultural e comunicativa

^ Topo

» Primeira Página » Expediente  » Nota aos colaboradores  » Índice dos volumes   » Entre em contato

Powered by Publique!