A construção histórica do consumo feminino e das estruturações discursivas da autoridade em “Escolhendo e comprando com Helena Brazil” (Diário de Notícias, 1962-1963)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.104

Palavras-chave:

Jornalismo, Consumo, Autoridade, Legitimidade, Discurso

Resumo

A partir do pressuposto de que as formas de escrita que comportam os discursos dos especialistas mudam ao longo do tempo, de maneira que as estratégias utilizadas pelos diferentes grupos de experts para manter a sua credibilidade no discurso são historicamente marcadas, o artigo tem como objetivo analisar a construção dos processos de legitimidade do discurso da coluna “Escolhendo e Comprando com Helena Brazil”, publicada pelo Diário de Notícias, de 1962 a 1963. Para isso, iremos decompor os textos no nível formal (planos narrativo e retórico) e no plano do conteúdo, para entendermos as estratégias de construção do lugar de autoridade no relato. No plano do conteúdo, a conquista de um lugar de fala remete à questão da mediação do lugar imaginário do gênero e do consumo feminino. No plano formal, diz respeito à remissão às máximas, o apelo ao testemunho e a remissão à leitora como actante narrativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Bachega Casadei, ESPM-SP

Pós-doutorado pelo programa de pós-graduação em Comunicação Midiática da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FAAC-UNESP), Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Mestre em Ciências da Comunicação e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, ambos pela ECA-USP. Professor titular e Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Editora das revistas "Comunicação, Mídia e Consumo" e "Anagrama", coordenadora do Grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq "História, Comunicação e Consumo". Atua nas áreas de consumo, imagem, imaginário, jornalismo, fotografia, história, gênero e culturas do consumo.

Downloads

Publicado

10.06.2018

Como Citar

Bachega Casadei, E. (2018). A construção histórica do consumo feminino e das estruturações discursivas da autoridade em “Escolhendo e comprando com Helena Brazil” (Diário de Notícias, 1962-1963). Revista ALCEU, 18(36), 54–69. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.104

Edição

Seção

Artigos