Um contributo da Teoria da Comunicação para a Teoria dos Imaginários Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.107

Palavras-chave:

Imaginário Social, Teoria da Comunicação, Imaginal, Princípio de Publicidade

Resumo

O presente artigo analisa as potenciais contribuições que a teoria da comunicação pode oferecer à teoria dos imaginários sociais a partir de um debate acerca da ambiguidade que uma perspetiva comunicacional encerra. Com efeito, podemos utilizar a comunicação como objeto empírico de estudo dos imaginários. Mas podemos, igualmente, apropriar-nos da comunicação como ângulo de análise capaz de mobilizar um trabalho comunicacional em torno dos imaginários sociais. Adotando esta segunda hipótese, releva-se a possibilidade dos imaginários sociais se assumirem como formas de interação simbólica (em sentido lato) comunicativamente determinadas. Com efeito, é defendido que a ação imaginante denota uma ordem comunicacional. Reconhecer esta dimensão comunicacional dos imaginários sociais envolve ponderar o papel da publicidade na figuração e re-figuração dos imaginários sociais e por isso propomos a noção de “imaginal público” enquanto fluxo imaginante, como um campo de proliferação de imagens e símbolos onde podemos observar as rotas e os trajetos dos imaginários sociais nos seus muitos processos de diferenciação e consolidação.

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Biografia do Autor

Samuel Mateus, Universidade de Madeira

Professor auxiliar da Universidade de Madeira

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Publicado

2018-06-10

Como Citar

Mateus, S. (2018). Um contributo da Teoria da Comunicação para a Teoria dos Imaginários Sociais. ALCEU, 18(36), 103–121. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.107

Edição

Seção

Artigos