Da crônica à grande reportagem, da biografia ao perfil

mapeando contribuições estruturais da literatura ao jornalismo interpretativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.109

Palavras-chave:

Jornalismo interpretativo, Grande reportagem, Crônica, Biografia, Perfil

Resumo

Neste trabalho, propomos uma aproximação conceitual entre jornalismo e literatura a partir do exame dos procedimentos narrativos e dos diálogos possíveis em duas duplas de gêneros pertencentes a estes campos: a crônica e a grande reportagem, por um lado; e a biografia e o perfil, por outro. Instigados pelos raciocínios de autores que analisam a configuração estrutural dos gêneros nas teorias do jornalismo, nos estudos de linguagem e na teoria literária, observamos alguns exemplos de produções para compreender que, a despeito de seus pressupostos referenciais, o jornalismo é atravessado pela narratividade literária em textos interpretativos, beneficiando-se em estilo, qualidade e relevância à medida que incorpora a literatura à sua linguagem e ao seu modo de tratamento da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Mendes Lobato

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), com pesquisa sobre a representação da alteridade na grande reportagem jornalística e na ficção televisual que recebeu o Prêmio de Melhor Tese Defendida em 2017 pelo PPGCOM-USP e Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses 2017, além de concorrer aos prêmios Tese Destaque USP e Compós de Teses 2018. Realizou pesquisa pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, abordando os modelos de representação da alteridade e a percepção de imigrantes e refugiados sobre conteúdos audiovisuais que abordam seus países de origem. Hoje, atua como coordenador geral e docente dos cursos de Comunicação e Cinema da Universidade São Judas. Atua, também, como sócio e coordenador de conteúdo na consultoria Report Sustentabilidade. Na Universidade Anhembi Morumbi, exerceu as funções de docente e coordenador-adjunto do curso de Jornalismo, além de ter atuado na coordenação do curso de Relações Públicas. É mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e graduado em Jornalismo pela Universidade da Amazônia. Lecionou e orientou TCCs de pós-graduação lato sensu no Complexo FMU FIAM-FAAM e foi professor convidado da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas - Poços de Caldas). No mercado profissional, atuou em redação de jornal impresso, televisão e comunicação empresarial. Parecerista das revistas E-Compós, Rumores, Líbero, Compolítica e Parágrafo e de eventos científicos na área da comunicação. Membro do Grupo de Estudos de Linguagem - Práticas Midiáticas (Midiato), da ECA/USP. Pesquisas e interesses acadêmicos abrangem os processos audiovisuais em suas implicações socioculturais e em suas estruturações discursivas, com ênfase no estudo de produções de ficção e não ficção associadas à representação da alteridade na televisão, no cinema e em outras mídias. 

Downloads

Publicado

2018-06-10

Como Citar

Mendes Lobato, J. A. (2018). Da crônica à grande reportagem, da biografia ao perfil: mapeando contribuições estruturais da literatura ao jornalismo interpretativo. ALCEU, 18(36), 142–156. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed36.2018.109

Edição

Seção

Artigos