Sobre o interesse jornalístico pelo atípico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.118

Palavras-chave:

Jornalismo, Acontecimento, Revisão de literatura

Resumo

O presente artigo se dedica a apresentar e explorar teoricamente certa categoria de acontecimento, o “típico acontecimento atípico” – “typical ‘atypical’ event” – para Fishman (1978), Surette (1992) e Young (2002); “caso eccezionale” para Grossi (1985). Reúne um apanhado das principais proposições teóricas que tiveram como orientação principal a tentativa de aprofundar a compreensão deste “típico atípico”, a saber: a natureza violenta, o fato de impactar no coletivo, na opinião pública e na legitimidade das instituições, a ligação com os sistemas políticos, as questões de território e os campos problemáticos que faz emergir. O fato de estes acontecimentos despertarem a atenção dos meios de comunicação, reclamarem certo tratamento jornalístico e envolverem o Jornalismo em sua conflitividade são outros aspectos que particularizam essa categoria de acontecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Maria Zamin, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen. Pós-doutorado em Ciencias de la Comunicación pela Facultad de Comunicación y Lenguaje, Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá, Colômbia. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com estágio de doutoramento na Universidad Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha). Mestrado pelo mesmo programa. Graduação em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). É líder do Resto - Laboratório de Práticas Jornalísticas (CNPq/UFSM). Desenvolve pesquisas com ênfase em temas como: práticas jornalísticas, conflito e território.

Downloads

Publicado

10.12.2017

Como Citar

Zamin, Ângela M. (2017). Sobre o interesse jornalístico pelo atípico. Revista ALCEU, 17(35), 47–61. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.118

Edição

Seção

Artigos