Jornalismo e cidadania

experiências de projetos de extensão universitária em educomunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.122

Palavras-chave:

Jornalismo, Extensão, Cidadania, Educomunicação, Universidade

Resumo

Projetos de extensão são tema deste artigo, que procura descrever como diferentes experiências podem contribuir com o processo de aprendizado e com a formação de cidadãos mais críticos. Os dois projetos selecionados são coordenados por professores da Universidade Federal do Paraná e buscam oferecer uma visão mais ampla da sociedade por meio da educomunicação. A extensão universitária e a sua incidência no ensino de jornalismo também são exploradas como promotoras da interação e do debate com a comunidade. A partir de uma pesquisa exploratória, foram feitas entrevistas semiestruturadas com estudantes de comunicação que participam dos projetos “MEPE – Mídia, Espaço Público e Educação” e “NECP – Núcleo de Comunicação e Educação Popular” com o objetivo de descobrir em que medida a extensão universitária pode contribuir com o processo de ensino–aprendizagem e com a produção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Irene de Quadros, Universidade Federal do Paraná

Professora permanente do PPGCOM-UFPR. É coordenadora do GT Estudos de Jornalismo da Compós (2018-2020). Jornalista e relações públicas pela UFPR, com doutorado em Comunicação pela Universidade de La Laguna e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Pompeu Fabra. Faz parte do corpo docente do curso de Relações Públicas da UFPR. Integra o conselho científico de periódicos da área da Comunicação. É uma das líderes do grupo de pesquisa COMXXI. Já participou de vários projetos de pesquisa conjuntos com apoio da Comunidade Européia e da Capes. Já foi vice-presidente, diretora científica, editora da BJR e coordenadora do Prêmio Adelmo Genro Filho da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor. A publicação da pesquisadora reflete sobre as reconfigurações da mídia em contexto de convergência, processos interacionais no jornalismo digital, e nos dispositivos conectivos das organizações.

José Carlos Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Professor do curso de Comunicação Social - Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), da UFPR.
Doutor e mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Juliane Martins, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCOM-ECA-USP).
Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo - pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2000) e em Letras - Português - pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2005). 

Downloads

Publicado

2017-12-10

Como Citar

de Quadros, C. I., Fernandes, J. C. ., & Martins, J. . (2017). Jornalismo e cidadania: experiências de projetos de extensão universitária em educomunicação. ALCEU, 17(35), 114–125. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.122

Edição

Seção

Artigos