A imagem fílmica

um exercício ético e estético de ver o que nos olha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.125

Palavras-chave:

Documentário, Estética, Ética

Resumo

O presente artigo aborda a tensão entre ética e estética, a partir de cenas do documentário Edifício Master (2002), do diretor Eduardo Coutinho. As imagens são analisadas com base na metodologia sugerida por Diana Rose (2011), e possibilitam a articulação entre os conceitos abordados, no intuito de olhar a experiência artística, para além da obra de arte em si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldine Alves dos Santos, Universidade Feevale

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Formação na técnica de Rorschach e Zulliger, Especialização em Gerontologia Social, Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e Pós doutorado na Faculdade de Serviço Social da PUCRS. Anteriormente coordenou o Curso de Psicologia da Feevale e no Centro Integrado de Psicologia da Universidade Feevale coordenou o projeto de extensão e estágio curricular de psicogerontologia.. Participou do IMNH - Instituto da Mente de Novo Hamburgo: Diagnóstico, Intervenção e Pesquisa em Nueropsicologia. Participa como colaborado do IPSI e da ABRAZ NH. Nos cursos de especialização de Abordagem Centrada na Pessoa e Psicologia do Esporte ministrou as disciplinas relacionadas à psicogerontologia.Também foi docente convidada de cursos da área de gerontologia da Universidade Feevale, Escola Superior de Gestão e Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Unisinos e do Hospital Santa Catarina. Ex-Vice-Presidente da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Ex- Presidente e Diretora Técnico-científica da Associação Brasileira de Gerontologia/RS. Ex Conselheira do Conselho Municipal do Idoso de Ivoti e do Conselho Estadual do Idoso do Rio Grande do Sul. Participou da Rede Fibra de pesquisa. No Núcleo de Atendimento Psicológico de Novo Hamburgo atua como psicóloga e coordena o Espaço de Gerontologia. Atualmente participa do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia. È professora titular do curso de psicologia, Docente, orientadora e pesquisadora do Curso de Mestrado em Psicologia e Pós Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia social, envelhecimento bem-sucedido, processo de envelhecimento, personalidade, avaliação psiclógica, inclusão social e qualidade de vida.

Juracy Ignez Assmann Saraiva, Universidade Feevale

Graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária, na Universidade Estadual de Campinas (2000).
É professora e pesquisadora na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e coordenadora do Mestrado Profissional em Letras, dessa mesma instituição.
É Bolsista de Produtividade do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa “Ficção de Machado de Assis: Sistema Poético e Contexto” e participa do grupo Linguagens e Manifestações Culturais. 

Hebe Arajuiara Vetter Cardoso, Universidade Feevale

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa Linguagens e Tecnologias pelo Programa Interdisciplinar na Universidade Feevale - Novo Hamburgo.
Doutorado Sanduíche Capes no CES, Universidade de Coimbra, sob a orientação do Professor Boaventura de Sousa Santos.
Mestre em Processos e Manifestações Culturais, na linha de Linguagens e Processos Comunicacionais.
Possui graduação em Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Feevale (2001).

Downloads

Publicado

2017-12-10

Como Citar

Alves dos Santos, G., Assmann Saraiva, J. I. ., & Arajuiara Vetter Cardoso, H. . (2017). A imagem fílmica: um exercício ético e estético de ver o que nos olha. ALCEU, 17(35), 156–167. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.125

Edição

Seção

Artigos