Uma abordagem metodológica sobre as possibilidades e limites da comunicação em multiescrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.126

Palavras-chave:

Comunicação escrita, Design tipográfico multiescrita, Tipografia digital

Resumo

Este artigo aborda questões que giram em torno da estrutura teórica e metodológica necessária ao suporte de profissionais de comunicação, no âmbito da tipografia digital. O trabalho apoia-se em três temas interligados: as limitações dos sistemas de classificação de faces de tipo quanto ao suporte que oferecem à compreensão dos seus estilos, os critérios adotados por designers e empresas produtoras na escolha das escritas que compõem novas fontes tipográficas e os métodos adequados para o design tipográfico em mais de uma escrita. O propósito e a contribuição específica do artigo são, a partir da reunião e análise crítica de ideias de especialistas como, Charles Bigelow, Cris Holmes, Maxim Zhukov e Robert Bringhurst,sistematizar e estabelecer critérios que subsidiem o trabalho de designers tipográficos e demais profissionais da comunicação escrita como editores, tipógrafos, designers gráficos e de livros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Antônio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Diretor da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais – ED / UEMG. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais – PPGD / UEMG, com disciplinas, orientações e pesquisas ligadas à semiótica, à tipografia, à escrita e ao design gráfico. Coordenador da linha de pesquisa Grafia: estudos da escrita, vinculada ao grupo Design e Representações Sociais. Graduado em Letras, com mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG. Pós-doutorado em História da Cultura pela Universidade Nova de Lisboa. Autor dos livros A hora da estrela de Clarice e Papel, penas e tinta: a memória da escrita em Graciliano Ramos, e organizador do Livro dos tipógrafos. 

Sérgio Luciano da Silva

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Graduação (1991) e Especialização (2006) em Filosofia pela UFMG.
Mestrado (2011) e Doutorado (2019) em Design pela UEMG. Pós-doutorado em andamento pela UEMG (2020-). Pesquisador do grupo do CNPq Design e Representações Sociais (2011).

Downloads

Publicado

2017-12-10

Como Citar

Silva, S. A., & da Silva, S. L. . (2017). Uma abordagem metodológica sobre as possibilidades e limites da comunicação em multiescrita. ALCEU, 17(35), 168–179. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v18.ed35.2017.126

Edição

Seção

Artigos