Epistemologia da pesquisa em comunicação e consumo

algumas conjecturas teóricas e prospecções empíricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed34.2017.130

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Bibliometria

Resumo

Este artigo discute algumas perspectivas epistêmicas das pesquisas em comunicação e consumo. Para tal, primeiramente, realizamos uma breve revisão do conceito de consumo apreendido a partir das teorias da comunicação. Em um segundo momento, a partir de uma pesquisa bibliométrica nos resumos disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES, verificamos como são trabalhadas estas intersecções. Concluímos que a multiplicidade de aproximações epistemológicas encontradas fortalecem a construção de laços empíricos e teóricos ademais de favorecerem o desenvolvimento de visadas críticas nas pesquisas em comunicação e consumo.

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Biografia do Autor

Luiz Peres Neto, ESPM-SP

Luiz Peres Neto é doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha), onde trabalhou como docente e pesquisador dentro do Programa de Formación de Personal Investigador do Ministerio de Educación y Ciencia (FPI-MEC). É professor e pesquisador (20h) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) da ESPM-SP (Brasil), onde atualmente é também coordenador do ESPM MediaLab e líder do GPECC - Grupo de Pesquisa em Ética, Comunicação e Consumo. É professor associado (6h) na Universitat de Girona (Espanha), onde ministra disciplinas para a graduação em Publicidade e Relações públicas. Ademais, é professor colaborador na Universitat Oberta de Catalunya (Espanha) e, desde 2019, pesquisador associado do Institut de la Comunicació (In-COM) da Universidad Autónoma de Barcelona (espanha). Realizou, em 2015, estágio pós-doutoral na Annenberg School for Communication, da University of Pennsylvania (EUA), como CAPES/ Fulbright Post-doctoral Researcher Fellow. Dedica-se a pesquisas relacionadas a comunicação e consumo, com especial interesse em temas relacionados com a ética, política e audiências em contextos digitais. 

Publicado

2017-06-10

Edição

Seção

Artigos