Entre o passado e o futuro

a reportagem e os repórteres em tempos de crise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed34.2017.137

Palavras-chave:

Reportagem, Jornalismo investigativo, Jornalistas

Resumo

O trabalho consiste na análise de declarações cedidas em entrevistas por jornalistas investigativos exclusivamente para esta pesquisa. Foram selecionados jornalistas que publicaram reportagens consideradas referências na produção e que tenham tido algum tipo de reconhecimento. Considerou-se, portanto, os que obtiveram prêmios nacionais e/ou internacionais, com reportagens que transformaram determinadas realidades, nos últimos 10 anos. Realizamos também uma revisão bibliográfica dos conceitos de jornalismo investigativo e reportagem para, a partir de então, analisar as opiniões dos jornalistas, associando-as à literatura relacionada. Em geral, expressa-se uma posição defensiva a respeito da reportagem, considerando as tecnologias digitais e a realidade de meios de comunicação tradicionais. Observa-se também uma preocupação em relação à manutenção dos princípios e valores do jornalismo diante das mudanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Gonçalves de Carvalho, Uninter

Pós-doutor em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Doutor pela Unesp e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Possui pós-graduação (lato sensu) em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Sindical e na área de Assessoria de Imprensa. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná (2012-2015). Atualmente é professor e coordenador do curso de jornalismo do Centro Universitário Uninter e professor do mestrado em jornalismo da UEPG.

Mauri König, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestre em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialista em Jornalismo Literário.
Licenciado em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná e bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Dinâmica das Cataratas.
Atualmente é professor de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter, em Curitiba.

Downloads

Publicado

2017-06-10

Como Citar

Gonçalves de Carvalho, G., & König, M. . (2017). Entre o passado e o futuro: a reportagem e os repórteres em tempos de crise. ALCEU, 17(34), 113–128. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed34.2017.137

Edição

Seção

Artigos