Leitores enquadrados

a representação do livro e dos leitores em expressões culturais e midiáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v17.ed33.2016.158

Palavras-chave:

Representações da leitura, Práticas cotidianas, Cultura midiática, Telenovela, Artes plásticas

Resumo

Este artigo busca compreender a representação do livro e da leitura em certas expressões culturais e midiáticas e observar como tais narrativas operam na construção de repertórios comuns, entendendo tais representações como categorias de pensamento, socialmente partilhadas, condicionadas por práticas e convenções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Oliveira Siciliano, PUC-Rio

Possui graduação em Comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (2006), doutorado em Antropologia Social - Museu Nacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Pós-doutora em Sociologia pela UFRJ-IFCS (2012/2013).

É professora do quadro principal do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e atualmente é Diretora do Departamento de Comunicação. Desenvolve pesquisas na área de mídia e história, cultura das mídias (impressa e audiovisual), imaginários modernos e narrativas ficcionais. Lidera o grupo de pesquisa Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais e participa do grupo de pesquisa Memórias rarefeitas: a ditadura no documentário e a disputa das imagens e Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX. Também é pesquisadora da rede OBITEL-Rio.

Joana Domingeuez Gonzalez Boueres Beleza, PUC-Rio

Doutora e Mestre em Comunicação pela PUC-Rio, bolsista CAPES, com pesquisas que se referenciam no campo da Antropologia do Consumo e nos Estudos de Cultura Material para pensar as representações sociais, os discursos artístico e literário e suas imbricações. 

Publicado

2016-12-10

Edição

Seção

Artigos