Antropologia e Comunicação:

Uma homenagem a José Carlos Rodrigues

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.235

Palavras-chave:

Editorial, José Carlos Rodrigues

Resumo

A Alceu 44 apresenta um convite adicional à leitura. A edição presta uma singela homenagem ao professor José Carlos Rodrigues, substantiva referência no mundo acadêmico há mais de 50 anos, 44 deles na PUC-Rio. A aposentaria recente não lhe reduz o fôlego profissional: o autor de clássicos como Tabu do corpo, Tabu da morte e Antropologia e Comunicação mantém atividades docentes e colaborações com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da universidade. Como dizem na linguagem do futebol que ele tanto adora, Zé Carlos segue batendo um bolão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Augusto Freire Carauta, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutor em Comunicação, pela PUC-Rio; mestre em Gestão Empresarial, pela FGV-RJ; e especialista (MBA) em Administração Esportiva, também pela FGV-RJ. Professor de Comunicação e Inovação, Jornalismo Esportivo e Introdução às Mídias da PUC-Rio, na qual é editor da revista científica "Alceu", do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, e coordena Portal do Departamento de Comunicação Social. Professor de Cenários Digitais da pós-graduação em Marketing Digital da Unesa, onde também leciona Planejamento de Cobertura Jornalística, Comunicação Pública e Privada e Técnicas de Reportagem. Professor de Novas Mídias da pós em Jornalismo Esportivo da Facha.
Formado em Jornalismo, pela PUC-Rio, e em Educação Física, pela Unesa

Vera Lúcia Follain de Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Possui graduação em Letras Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Letras pela mesma instituição (1993). Foi professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atualmente é Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada, e na área de Comunicação, pesquisando principalmente os seguintes temas: ficção brasileira contemporânea, literatura e cultura das mídias, literatura e cinema brasileiro, literatura latino-americana. É autora, dentre outros trabalhos, dos seguintes livros: Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema, Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea e Da profecia ao labirinto: imagens da história na ficção latino-americana contemporânea. É consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da FAPESP, da CAPES e da FAPERJ - nesta última instituição, foi coordenadora da área de Linguística, Letras e Artes e de Comunicação.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Freire Carauta, A. A. ., & Follain de Figueiredo, V. L. (2021). Antropologia e Comunicação:: Uma homenagem a José Carlos Rodrigues. ALCEU, 21(44), 1–5. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.235

Edição

Seção

Editorial