O que sobrevive dos protestos de 2013 em imagens:

re-montando fotografias políticas para ativar um levante democrático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.249

Palavras-chave:

Fotografia, Política, Democracia

Resumo

Os protestos de 2013 no Brasil marcaram a reflexão sobre como diversas tecnologias de comunicação participam das ações coletivas, entre elas, as fotografias, que tiveram um papel preponderante nesses movimentos. Neste artigo, buscamos problematizar o que seriam imagens/fotografias políticas nesta conjuntura brasileira e suas relações com o conceito de democracia. Por meio de uma metodologia exploratória de pesquisa, inventário, descrição e montagem de fotos, discutimos em um relato entre-imagens algumas das agências das fotografias entendidas não somente como prova visual ou registro mnemônico, mas como acontecimentos imagéticos que têm a potência de impulsionar a produção de comum. Usamos como base o arquivo do projeto Atlas #ProtestosBR, visando abordar a constituição comunicacional das narrativas imagéticas desses levantes, e ainda, ativar essa trama de fotos compreendidas como atores-redes cujas rememorações e sobrevivências são tarefas políticas importantes contra o esquecimento e o entendimento reducionista desses movimentos e de seus desdobramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Cleide de Sousa Maciel, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ. Graduada em Comunicação Social - Relações Públicas pela UFMA. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem-NUPPI.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

de Sousa Maciel, J. C. (2021). O que sobrevive dos protestos de 2013 em imagens:: re-montando fotografias políticas para ativar um levante democrático. ALCEU, 21(44), 220–242. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.249

Edição

Seção

Artigos