O cinema como acontecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.252

Palavras-chave:

Cinema, Acontecimento, Filosofia

Resumo

Esta é a primeira vez em que estou no México, e fico muito contente de estar com vocês e dirigir-lhes algumas palavras. Para um europeu – para um francês –, o México é um grande país porque constitui uma grande memória artística. Não tinha vindo ao México, mas assisti, naturalmente, ao filme de Eisenstein Que viva México! (¡Que viva Mexico!, 1932). Não tinha vindo ao México, mas ouvi sobre as civilizações pré-colombianas indígenas, muito numerosas e fundamentais para o país. Não tinha vindo ao México, mas vi Marlon Brando interpretando Zapata em Viva Zapata! (1952).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alain Badiou, Universidade de Paris 8

Professor emérito da Univ. de Paris 8 e da École Normale Supérieure. Ex-aluno de Althusser e frequentador de Lacan, suas referências passam ainda por Platão, Sartre e Mao. Sobretudo a partir de “Ser e evento” (1988), sua obra tem ganhado imensa projeção fora da França, sendo amplamente traduzida.
Universidade de Paris 8, Departamento de Filosofia, Saint-Denis, França.

Luiz Baez, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutorando e Mestre em Comunicação, e Bacharel em Cinema pela PUC-Rio. Compõe a equipe editorial da Revista ALCEU e o quadro de colabores fixos do Críticos.com.br. Organizou o livro e o seminário ?Rostos de Bergman: vida e morte em um plano?, na PUC-Rio, e a mostra "Truffaut em 35mm: uma semana de cinefilia", no MAM-Rio. Tem textos publicados sobre cineastas como Michael Haneke (na revista Entremeios), Agnès Varda (na ALCEU), Quentin Tarantino e Woody Allen (em dossiês temáticos do Críticos.com.br), sobre o escritor Stephen King (no catálogo da mostra "O medo é seu melhor companheiro", do CCBB) e sobre a produtora Dreamworks (no catálogo da mostra "Fábrica de sonhos", do CCBB).

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Badiou, A. ., & Baez, L. (2021). O cinema como acontecimento. ALCEU, 21(44), 281–292. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v21.ed44.2021.252

Edição

Seção

Tradução