Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed46.2022.285

Palavras-chave:

Media Ecology Association, Alceu 46

Resumo

Alinhada aos rumos da comunicação no contemporâneo hipermidiático, a Alceu 46 traz um dossiê dedicado ao debate em torno da ecologia das mídias. Com curadoria da editora convidada Adriana Braga, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da PUC-Rio, a série especial reúne uma entrevistas e sete artigos derivados 22ª Convenção Anual da Media Ecology Association (MEA), realizado em 2021 na PUC-Rio.
Os textos são apresentados pela própria Adriana, no editorial deste número. Compõem uma amostra das instigantes abordagens voltadas à compreensão do que alguns estudos já chamam de sociedade do algoritmo. Fortalece, assim, o compromisso da revista com o pluralismo e a internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Follain de Figueiredo, PUC-Rio

Possui graduação em Letras Português-Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Letras pela mesma instituição (1993). Foi professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e atualmente é Professora Associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Literatura Comparada, e na área de Comunicação, pesquisando principalmente os seguintes temas: ficção brasileira contemporânea, literatura e cultura das mídias, literatura e cinema brasileiro, literatura latino-americana. É autora, dentre outros trabalhos, dos seguintes livros: Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema, Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea e Da profecia ao labirinto: imagens da história na ficção latino-americana contemporânea. É consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da FAPESP, da CAPES e da FAPERJ - nesta última instituição, foi coordenadora da área de Linguística, Letras e Artes e de Comunicação.

Alexandre Augusto Freire Carauta, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutor em Comunicação, pela PUC-Rio; mestre em Gestão Empresarial, pela FGV-RJ; e especialista (MBA) em Administração Esportiva, também pela FGV-RJ. Professor de Comunicação e Inovação, Jornalismo Esportivo e Introdução às Mídias da PUC-Rio.

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Apresentação