O grande espetáculo da guinada à direita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed46.2022.287

Palavras-chave:

Stuart Hall, Swing to the Right, Thatcherismo

Resumo

Ninguém seriamente preocupado com estratégias políticas na atual conjuntura pode se dar ao luxo de ignorar a guinada à direita [Swing to the Right]. Podemos ainda não ter entendido sua extensão e limites, suas especificidades, suas causas e efeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stuart Hall, Universidade de Birmingham

(1932-2014). Teórico cultural britânico-jamaicano que viveu e atuou no Reino Unido. Em 1979, após Thatcher se tornar primeira-ministra, escreveu uma análise de conjuntura sobre o populismo autoritário para a revista Marxism Today, dando continuidade às discussões de Policing the Crisis (1978).

Mateus Sanches Duarte, Duke University

PhD Student em Romance Studies na Duke University, Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com passagem pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM) na Espanha.

Gabriel Martins da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Professor de Sociologia do ensino básico e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PPGLCC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Sociais também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Referências

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, v. 3 — Antonio Gramsci: Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Ed. e trad. de Carlos N. Coutinho. Cord. de Luiz S. Henriques e Marco A. Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

LENIN, V. Às portas da revolução: escritos de Lenin de 1917. São. Paulo: Boitempo, 2005.

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Tradução