Desafios contemporâneos para profissionais de publicidade

Transformações econômicas, profissionais, tecnológicas e sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed47.2022.296

Palavras-chave:

Comunicação, práticas publicitárias, profissionais de publicidade, campo da publicidade, desafios profissionais

Resumo

Este artigo tem o objetivo de sistematizar os desafios que profissionais de publicidade enfrentam
em um campo que demanda atualizações constantes e segue em transformação. Partimos de uma
análise bibliográfica, a partir de autores e autoras do campo da publicidade, e nos valemos das
categorias propostas por Canavilhas (2015), que aponta os desafios para os profissionais de
jornalismo. Procuramos investigar então tensionamentos a partir do seguinte questionamento:
quais são os principais desafios contemporâneos que profissionais enfrentam no campo da
publicidade e quais são as soluções que o mercado vem encontrando para o enfrentamento destes
obstáculos? Trazemos como indícios de resposta a esta problemática complexa, 16 desafios
contemporâneos na publicidade divididos em quatro categorias: desafios profissionais,
tecnológicos, econômicos e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Schuch, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorando e Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Mídia e Estratégias Comunicacionais. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Universidade Franciscana (2012).

Juliana Petermann, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Publicitária. Docente Associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e professora do POSCOM da mesma universidade.

Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Dossiê Cartografias da comunicação na era algorítmica