Direito à comunicação e ativismo feminista:

A construção de redes de mulheres na América Latina e o processo de apropriação tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v20.ed39.2019.35

Palavras-chave:

Mídia alternativa, Redes de comunicação, Movimento feminista e de mulheres, Tecnologia, Gênero

Resumo

O artigo propõe uma (re)leitura do processo organizativo do movimento feminista na América Latina a partir da apropriação da internet e das ferramentas tecnológicas para a constituição de redes de comunicação e para o fortalecimento do ativismo em torno dos direitos das mulheres. Para tanto, utiliza uma revisão bibliográfica focada nos direitos das mulheres à comunicação e documentos que demarcam o debate acerca da necessidade de difundir conteúdos alternativos e fortalecer as vozes das mulheres como sujeitos políticos, tendo como marco as iniciativas promovidas desde os anos 1990 acerca do uso da comunicação para diminuir as desigualdades de gênero. Ao longo do texto, busca-se recuperar o debate sobre as estratégias de militância feminista articuladas com o campo midiático, de modo a dialogar com as lutas históricas das mulheres por direitos e com as demandas e desafios do presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Janz Woitowicz, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG/PR

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), tendo cursado o Programa Doutorado sanduíche junto à Universidad de Chile (Santiago), com apoio da Capes. É pós-doutora pela Escola de Pós-Graduação do Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL, Quito/Equador). Atua como professora no Curso de Jornalismo e no Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), onde coordena projetos de pesquisa e extensão e desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: mídia alternativa, estudos de gênero, jornalismo cultural e folkcomunicação. Coordena os grupos de pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação e Jornalismo e Gênero e o projeto de jornalismo cultural na internet Cultura Plural. É diretora científica da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar, gestão 2015-2019) e editora da Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF). Possui bolsa de produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão pela Fundação Araucária (2019-2021). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016-2018).

Downloads

Publicado

10.12.2019

Como Citar

Janz Woitowicz, K. . (2019). Direito à comunicação e ativismo feminista:: A construção de redes de mulheres na América Latina e o processo de apropriação tecnológica. Revista ALCEU, 19(39), 62–74. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v20.ed39.2019.35

Edição

Seção

Artigos