A newsletter como ferramenta de curadoria jornalística

um estudo de caso do boletim eletrônico do Nexo Jornal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed37.2018.97

Palavras-chave:

Newsletter, Jornalismo, Nexo Jornal, Curadoria

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a newsletter a_nexo – Tudo o que importa logo pela manhã, produzida pelo Nexo Jornal, um dos novos empreendimentos digitais do jornalismo na atualidade, e verificar como esse boletim eletrônico tem sido utilizado como ferramenta de curadoria jornalística, selecionando os principais assuntos noticiados em grandes veículos de comunicação do país e do mundo, além do próprio Nexo Jornal. Para tanto, a metodologia utilizada foi o estudo de caso, com análise de conteúdo dos boletins eletrônicos no período de 17 a 27 de julho de 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ferreira Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), concluída em 1989. Mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 1995 e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), concluído em 2000. Pós-Doutorado em Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), concluído em 2004. Atualmente é professor Titular da graduação em Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão, exercendo a função de docente permanente na Linha de Pesquisa Expressões e Processos Socioculturais. É docente permanente e coordenador do Programa do Pós-graduação em Comunicação - Mestrado Profissional, da Universidade Federal do Maranhão, campus São Luís. Foi coordenador operacional do MINTER (Mestrado Interinstitucional) em Comunicação, parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de 2009 a 2011. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo, Semiótica, Linguagens, Design Gráfico, Literaturas, História da Mídia. 

Poliana Marta Ribeiro de Abreu, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

Ferreira Júnior, J., & Ribeiro de Abreu, P. M. . (2018). A newsletter como ferramenta de curadoria jornalística: um estudo de caso do boletim eletrônico do Nexo Jornal. ALCEU, 18(37), 125–136. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v19.ed37.2018.97

Edição

Seção

Artigos