Dossiê Estudos contemporâneos em comunicação e esporte - Edição 52 / A chamada está aberta até 15 de janeiro de 2024.
Dossiê Estudos contemporâneos em comunicação e esporte
O dossiê “Estudos contemporâneos em comunicação e esporte” abarca a análise do fenômeno esportivo pensado a partir da área de Comunicação. A chamada está aberta até 15 de janeiro de 2024. Este dossiê é motivado por significativas mudanças perceptíveis no campo esportivo contemporâneo.
Nos últimos três anos, o mundo pode assistir à realização de quatro megaeventos esportivos, cada qual, por motivos variados, carregando consigo marcas históricas. Os Jogos Olímpicos de 2020 foram marcados pelo adiamento da competição, assim como pela inserção de novas modalidades como o surfe, o skate e o karatê. Os Jogos Paralímpicos – também adiados – tiveram como novidade a equiparação no número de homens e mulheres participantes, foram 90 para cada. A Copa do Mundo masculina de futebol de 2022 teve como sede, pela primeira vez, um país do Oriente Médio. E a Copa do Mundo feminina de 2023 foi a maior de todos os tempos, sendo composta por 32 seleções.
Para além dos megaeventos, o campo esportivo tem passado por significativas transformações como o fenômeno dos e-sports e o uso do esporte como moeda diplomática, por intermédio do fenômeno sportswashing, que dialoga com significativas mudanças na balança política e financeira de um mundo globalizado. Ganham destaque, também, os debates em torno das questões de gênero, raça e classe trazidas pela reivindicação de atores variados como torcidas, atletas e coletivos que recorreram ao esporte como plataforma de luta por direitos.
São variadas as temáticas de pesquisa e análise surgidas no complexo esportivo-midiático, denominação que implica entender os esportes como indissociáveis dos meios de comunicação. Meios de comunicação que das telas de televisão expandiram-se para o streaming e diferentes mídias sociais, criando narrativas e novos narradores do espetáculo esportivo.
É diante desse cenário multifacetado e heterogêneo que recebemos trabalhos sobre as mais diversas possibilidades temáticas de pesquisa em comunicação e esporte na atualidade.
Os artigos podem ser encaminhados até 15 de janeiro de 2024, de acordo com as diretrizes indicadas na página eletrônica da ALCEU.
Atenciosamente,
Ronaldo Helal, Leda Costa e Fausto Amaro / Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Editores convidados