O jornalismo como elo entre nações

a construção da notícia na Deutsche Welle Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.164

Palavras-chave:

Jornalismo, Notícia, Internacional, Deutsche Welle, Alemanha

Resumo

Este artigo tem como objetivo central verificar de que maneira as notícias em português brasileiro veiculadas pelo portal da Deutsche Welle são construídas. Tais conteúdos são produzidos pela DW-Brasil, a redação brasileira do portal. A Deutsche Welle é a emissora pública internacional da Alemanha, a qual oferece serviços jornalísticos em diferentes idiomas via rádio, TV e web com o intuito de apresentar ao exterior aspectos, principalmente, políticos, econômicos e culturais da Alemanha. Este estudo aponta as características da emissora e do seu segmento brasileiro, bem como demonstra as suas diretrizes editoriais. Por meio de um levantamento quantitativo, buscou-se constatar a frequência com que determinados aspectos integram os conteúdos coletados e, assim, identificar as particularidades do processo de construção da notícia na DW-Brasil. Além disso, os resultados apresentados são fundamentados em entrevistas semiabertas realizadas com a referida redação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maximiliano Martin Vicente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (1982), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996). Livre-docente em História do Brasil em 2008.Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência no ensino nos cursos de Comunicação Social, na área de História do Brasil e Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira Contemporânea.Atua no programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da UNESP - Campus de Bauru onde orienta pesquisas na área de Gêneros e Formatos da Comunicação Midiática e leciona a disciplina Comunicação e História na Nova Ordem Internacional. Desenvolve pesquisa relacionada com o jornalismo alternativo, com ênfase no Le Monde Diplomatique. No seu currículo destacam as seguintes palavras -chave: comunicação - globalização- Le monde diplomatique, cinema, jornalismo, Brasil e Nova Ordem Internacional. 

Augusto Junior da Silva Santos, Universidade de Erfurt

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de Erfurt, Alemanha.
Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Bacharel em Comunicação Social: Jornalismo também pela UNESP.

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

Vicente, M. M., & da Silva Santos, A. J. . (2016). O jornalismo como elo entre nações: a construção da notícia na Deutsche Welle Brasil. ALCEU, 16(32), 75–89. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v16.ed32.2016.164

Edição

Seção

Artigos