IA é o novo DJ

Inteligência Artificial como curadora cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed46.2022.281

Palavras-chave:

Música digital, Cultura, Curadoria, McLuhan, Playlists, Beatles, Drake, Nielsen

Resumo

A Inteligência Artificial no âmbito das plataformas de música digital está transformando radicalmente o ecossistema cultural. Os desenvolvimentos tecnológicos e as plataformas de música por streaming, auxiliadas por aprendizagem automática e algoritmos, influenciam tendências culturais, engajamento de ouvintes e criação de música em escala global. Com referências a Marshall McLuhan e seus/suas seguidores/as, este artigo discute os suportes de música nos contextos passado, presente e futuro, e avalia o impacto de atribuir à Inteligência Artificial o papel de curadora cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rea Beaumont, Universidade de Toronto

Professora adjunta da Faculdade de Música na Universidade de Toronto. Membro fundador da Fundação McLuhan.

Referências

BEMROSE, Bekki. “Song length: the Spotify effect.” PRS for Music. PRS, 20 de maio de 2019,

www.prsformusic.com/m-magazine/features/song-length-the-spotify-effect/.

CULKIN, John M. “A schoolman’s guide to Marshall McLuhan.” Saturday Review. New York: Saturday Review, Inc., 1967.

EK, Daniel. “Spotify (NYSE:SPOT) Q1 2019 Earnings Call Transcript.” The Motley Fool Transcribing, 29 de abril de 2019, www.fool.com/earnings/call-transcripts/2019/04/29/spotify-spot-q1-2019-earnings-calltranscript.aspx.

INGHAM, Tim. “Over 60,000 Tracks are Now Uploaded to Spotify every Day. That’s Nearly One Per Second.” Music Business Worldwide, MBW, 24 de fevereiro de 2021,

www.musicbusinessworldwide.com/over-60000-tracks-are-now-uploaded-to-spotify-daily-thats-nearlyone-per-second/

GLOBAL Music Data, Gracenote, Nielsen, acessado em 2 de novembro de 2021.

www.gracenote.com/music/global-music-data/

LOGAN, Robert K.; McLUHAN, Marshall. The Future of the Library: From Electric Media to Digital Media. New York: Peter Lang Publishing, 2016.

McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução de Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 2007.

McLUHAN, Marshall; McLUHAN, Eric. Laws of Media: The New Science. Toronto: McLuhan Associates Ltd.,1988.

ROETTGERS, Janko. “Sad Songs, Artificial Intelligence and Gracenote’s Quest to Unlock the World’s Music.” Variety, Variety Media, 1 August 2017, variety.com/2017/digital/news/gracenote-ai-machine-listening1202511912/

TRUST, Gart. “Drake Dominates With Record 9 of Top 10 on Billboard Hot 100, Led By ‘Way 2 Sexy’ at No.1.” Billboard, Nielsen, 13 de setembro de 2021, www.billboard.com/pro/drake-hot-100-history-way-2-sexy-number-one/

Downloads

Publicado

18.05.2022

Como Citar

Beaumont, R. (2022). IA é o novo DJ: Inteligência Artificial como curadora cultural. Revista ALCEU, 22(46), 48–55. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed46.2022.281

Edição

Seção

Dossiê Media Ecology