Dossiê "Consequências das mídias digitais para as democracias na América Latina"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed48.2022.343

Resumo

São muitas as formas pelas quais as mídias digitais têm afetado as democracias no Brasil e na América Latina. A hipermediatização da sociedade não somente transforma uma série de parâmetros tradicionais da informação política, representação política, do debate público, da esfera pública e da opinião pública, como traz para a Comunicação uma variedade de elementos tecnológicos como algoritmos, robôs, plataformas de mídias sociais, dados e inteligência artificial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Muñiz, Universidad Autónoma de Nuevo León

Carlos Muñiz é formado em Comunicação Audiovisual (2000) e doutorado em Comunicação (2007) pela Universidad de Salamanca (Espanha). Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidad Autónoma de Nuevo Leon (México), onde é Coordenador do Laboratório de Comunicação Política (LACOP) e líder do Grupo de Pesquisa de Comunicação Política e Opinião Pública. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do México desde 2010, reconhecido pelo CONACYT como nível II.

Arthur Ituassu, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Professor Associado de Comunicação Política da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutor em Relações Internacionais (IRI). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (COMP). Membro do Conselho do Instituto de Altos Estudos em Humanidades da PUC-Rio (IAEHu). Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares Ibero-Americanos da PUC-Rio (Ei). Pesquisador Associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). Foi vice-presidente (2015-2017) e presidente (2017-2019) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLÍTICA).

Downloads

Publicado

2022-12-18

Como Citar

Muñiz, C., & Ituassu, A. (2022). Dossiê "Consequências das mídias digitais para as democracias na América Latina". ALCEU, 22(48), 4–6. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v22.ed48.2022.343

Edição

Seção

Editorial