Morte, telejornalismo e transformações culturais
observações sobre as abordagens do Jornal Nacional nas coberturas de mortes de pessoas famosas
DOI:
https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed51.2023.355Palavras-chave:
Morte de pessoas famosas, Telejornalismo, Jornal Nacional, Gênero televisivo como categoria culturalResumo
A morte é assunto cotidiano na pauta jornalística. Personalidades famosas e celebridades, quando falecem, geralmente são alvos de grandes coberturas televisivas, que são transmitidas em programas jornalísticos e telejornais, como o Jornal Nacional. Assim, este artigo tem como objetivo analisar as transformações do Jornal Nacional a partir de mortes de pessoas famosas. Vamos nos deter na morte do líder e vocalista da banda Queen, Freddie Mercury, ocorrida em 1991; do piloto de Fórmula 1 brasileiro Ayrton Senna, que se deu em 1994; do astro do pop, Michael Jackson, ocorrida em 2009; e da cantora brasileira Marília Mendonça, em 2021. A base teórica para ancorar as discussões será sobre gênero televisivo com categoria cultural (MITTELL, 2001). A pesquisa tem caráter exploratório e observacional (GIL, 2008).
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