Morte, telejornalismo e transformações culturais

observações sobre as abordagens do Jornal Nacional nas coberturas de mortes de pessoas famosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed51.2023.355

Palavras-chave:

Morte de pessoas famosas, Telejornalismo, Jornal Nacional, Gênero televisivo como categoria cultural

Resumo

A morte é assunto cotidiano na pauta jornalística. Personalidades famosas e celebridades, quando falecem, geralmente são alvos de grandes coberturas televisivas, que são transmitidas em programas jornalísticos e telejornais, como o Jornal Nacional. Assim, este artigo tem como objetivo analisar as transformações do Jornal Nacional a partir de mortes de pessoas famosas. Vamos nos deter na morte do líder e vocalista da banda Queen, Freddie Mercury, ocorrida em 1991; do piloto de Fórmula 1 brasileiro Ayrton Senna, que se deu em 1994; do astro do pop, Michael Jackson, ocorrida em 2009; e da cantora brasileira Marília Mendonça, em 2021. A base teórica para ancorar as discussões será sobre gênero televisivo com categoria cultural (MITTELL, 2001). A pesquisa tem caráter exploratório e observacional (GIL, 2008).

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Biografia do Autor

Michele Negrini, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Jornalista, mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutora em Comunicação e Informação pela Pontifícia Universidade Católica do RS

Silvana Dalmaso, Universidade de Caxias do Sul

Jornalista, mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria e doutora
Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

Negrini, M., & Dalmaso, S. (2024). Morte, telejornalismo e transformações culturais: observações sobre as abordagens do Jornal Nacional nas coberturas de mortes de pessoas famosas. ALCEU, 23(51), 141–160. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed51.2023.355

Edição

Seção

Artigos