A função social dos podcasts independentes

os exemplos Redes da Maré e Cirandeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.370

Palavras-chave:

Comunicação, Linguagem Radiofônica, Rádio Social, Podcasting, Podcast Independente

Resumo

Neste estudo, busca-se compreender a qualidade do movimento podcasting como reinventor de narrativas de áudio e seu potencial como parte de um rádio independente e de caráter social. Nessa concepção, o rádio é visto mais como uma linguagem do que como um meio, e as produções resultantes têm como objetivo difundir conteúdo educativo-cultural com um viés autoral e contrahegemônico. Para exemplificar esses argumentos, são descritos dois podcasts brasileiros: Redes da Maré, uma iniciativa de comunicação comunitária na periferia do Rio de Janeiro, e Cirandeiras, um projeto no Nordeste do Brasil que dá voz a diversas causas feministas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Lopes de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutor em Comunicação Pública pela Universitat Pompeu Fabra, professor de Comunicação Social da
Universidade Federal de Campina Grande e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da
Universidade Federal da Paraíba.

Ricardo Pavan, Universidade Federal de Goiás - UFG

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na linha de pesquisa Mídia e Cultura, e professor adjunto do Curso de Jornalismo na Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goias. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

João Djane Assunção da Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorando em Comunicação com linha de formação em Mídia e Cultura (PPGCOM/UFG). Mestre em Educação com linha de formação em Processos de Ensino-Aprendizagem (PPGE/UFPB). Bacharel em Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação (UFCG).

Referências

ABPOD. PodPesquisa 2020-2021: produtores. Associação Brasileira de Podcasters, [S.I.], 2021.

BALSEBRE, Armand. “O rádio está morto. Viva o som!” ou como o rádio pode se transformar em uma nova mídia. Significação, São Paulo, v. 40, n. 39, p. 14-23, 2013.

______. El lenguaje radiofônico. 4. ed. Madri: Cátedra, 2004.

BARROS, Luiza. A era de ouro dos podcasts: entenda o boom dos programas de áudio on-line. O Globo, [S.I.], abr. 2019.

BASTER, Raquel. A ciranda das mulheres que percorre o Brasil em podcast. Entrevista para Lucas Bois. Jornalistas Livres, [S.I.], jun. 2020.

BONINI, Tiziano. The “second age” of podcasting: reframing podcasting as a new digital mass medium. Quaderns Del CAC, v. 18, n. 41, p. 21-30, jul. 2015.

BOTTOMLEY, Andrew J. Podcasting: A Decade in the Life of a “New” Audio Medium: Introduction. Journal of Radio & Audio Media, [S.I.], v. 22, n. 2, p. 164-169, nov. 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2022.

CLARK, Brad; MCLEAN, Archie. Revenge of the Nerds: How Public Radio Dominated Podcasting and Transformed Listening to Audio. In: HENDRICKS, John Allen (ed.). Radio's Second Century: Past, Present, and Future Perspectives. New Brunswick, Estados Unidos: Rutgers University Press, 2020.

FERRAZ, Nivaldo; GAMBARO, Daniel. Podcast e radiojornalismo: uma aproximação entre a mídia formal e as novas experiências de produção e escuta. Novos Olhares, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 155-172, 2020.

GODINEZ GALAY, Francisco. Movimiento podcaster: La nueva concreción de la radio libre. Question/Cuestión, La Plata, Argentina, v. 1, n. 46, p. 135-150, abr./jun. 2015.

HERSCHMANN, Micael; KISCHINHEVSKY, Marcelo. A “geração podcasting” e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. FAMECOS, Porto Alegre, v. 15, n. 37, p. 101-106, dez. 2008.

LARSON, Sarah. “Serial,” Podcasts, and Humanizing the News. The New Yorker, [S.I.], fev. 2015.

LINO, Geisa. Podcast, jornal e 'rádio de poste': moradores da Maré usam meios comunitários para se informar durante pandemia. Entrevista para Matheus Rodrigues. G1 Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, jun. 2020.

LLINARES, Dario; FOX, Neil; BERRY, Richard (ed.). Podcasting: New Aural Cultures and Digital Media. Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan, 2018.

LÓPEZ VIGIL, José Ignacio. Ciudadana radio: el poder del periodismo de intermediación. Caracas, Venezuela: UCAB, 2004.

MARKMAN, Kris M. Considerations – Reflections and Future Research. Everything Old is New Again: Podcasting as Radio’s Revival. Journal of Radio & Audio Media, [S.I.], v. 22, n. 2, p. 240-243, nov. 2015.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 5. ed. Trad. Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

MCHUGH, Siobhan. Podcasts: o rádio reinventado. Correio da UNESCO, [Paris], p. 7-9, jan./mar. 2020.

______. The Power of Podcasting: Telling stories through sound. Sydney, Austrália: UNSW Press, 2022.

MEDIA OWNERSHIP MONITOR. Quem controla a mídia no Brasil?. Media Ownership Monitor, [S.I.], 2017.

NEWMAN, Nic; GALLO, Nathan. News Podcasts and the Opportunities for Publishers. Oxford, Reino Unido: Reuters Institute for the Study of Journalism, 2019.

PEIXOTO, Pablo. Vlog & videocast: guia básico. Nova Iguaçu: Marsupial Editora, 2014.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Aproximações entre a comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespaço. Galáxia, São Paulo, n. 17, p. 131-146, jun. 2009.

______. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, ano 26, n. 43, p. 67-84, 2005.

REDES DA MARÉ. Censo Populacional da Maré. Rio de Janeiro: Redes da Maré, 2019.

SILVA, Eliana Sousa; AROUCA, Luna. Maré diz não ao coronavírus: a jornada da Redes da Maré por saúde e direitos em meio à pandemia. Rio de Janeiro: Mórula, 2021.

SILVA, João Djane Assunção da; OLIVEIRA, Diogo Lopes de. Audiodocumentário no cenário podcasting: por um rádio independente e de caráter social. Radiofonias, Mariana, v. 11, n. 1, p. 182-199, jul./dez. 2020.

SPOTIFY. Culture Next – Volume 2. Spotify Advertising, [S.I.], 2020.

______. Culture Next – Volume 3. Spotify Advertising, [S.I.], 2021.

STERNE, Jonathan. et al. The politics of podcasting. The Fibreculture Journal, [S.I.], 2008.

SUAREZ, Joana. Cirandeiras. Joana Suarez, [S.I.], 2022.

______; BASTER, Raquel. Cirandeiras Podcast. Apoia.se., [S.I.], out. 2020.

Publicado

19.10.2023

Como Citar

Lopes de Oliveira, D., Pavan, R., & Assunção da Silva, J. D. (2023). A função social dos podcasts independentes: os exemplos Redes da Maré e Cirandeiras. Revista ALCEU, 23(50), 92–110. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v23.ed50.2023.370

Edição

Seção

Dossiê Comunicação e Cidadania