O personagem-autor no cinema brasileiro:

Subversão aos processos clássicos de identificação entre ator e personagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46391/ALCEU.v20.ed39.2019.38

Palavras-chave:

Ator, Personagem, Cinema brasileiro, Autoria

Resumo

O cinema apresenta casos numericamente raros de personagens que ultrapassaram, em fama e notoriedade midiática, os atores que os forjaram. Neste artigo, estudar-se-ão dois casos desses “personagens-autores” em que são os personagens que obscureceram, com longevidade e potência, a imagem dos seus atores-criadores: os binômios Didi Mocó/ Renato Aragão e Jorge Loredo/ Zé Bonitinho.

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Biografia do Autor

Pedro Maciel Guimarães, Universidade de Campinas - UNICAMP

Docente no Programa de Pós-Graduação em Multimeios, no Instituto de Artes da Unicamp (Universidade de Campinas). Doutorado pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris III) e Pós-doutorado em Cinema no Depto. de Cinema, TV e Rádio da Escola de Com. e Artes da USP (CTR-ECA-USP).

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Publicado

2019-12-10

Como Citar

Maciel Guimarães, P., & de Oliveira, S. (2019). O personagem-autor no cinema brasileiro:: Subversão aos processos clássicos de identificação entre ator e personagem. ALCEU, 19(39), 122–138. https://doi.org/10.46391/ALCEU.v20.ed39.2019.38

Edição

Seção

Artigos